Onda de calor avança: temperaturas podem atingir 40ºC no Rio Grande do Sul
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de intensificação da onda de calor no Brasil, que atingirá seu ápice nesta semana.
As temperaturas devem ultrapassar os 40ºC em várias regiões, incluindo o Sul do país, com a expansão de uma massa de ar extremamente quente.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
O calor já afeta o Sul do Brasil há dias, especialmente no Paraná, onde cidades como Diamante do Norte e Maringá registraram máximas de 36,7ºC e 36,6ºC, respectivamente.
No Centro-Oeste e Sudeste, o calor extremo persiste, com marcas superiores a 40ºC, como os 42,6ºC em Cuiabá e 41ºC em Aquidauana.
O interior de São Paulo registrou 38,6ºC em Valparaíso. Além do calor intenso, a umidade relativa do ar está extremamente baixa, variando entre 10% e 20%, comparável às condições de um deserto.
A massa de ar seco e quente, que tem agravado a estiagem em diversas regiões, continuará a se intensificar nos próximos dias, elevando ainda mais as temperaturas.
No Sul, cidades do Rio Grande do Sul que ainda não enfrentaram temperaturas tão altas, como no Centro e Sul do estado, devem registrar calor extremo, com Porto Alegre podendo atingir recordes de calor para setembro.
A onda de calor também afeta o Centro-Oeste e Sudeste, com Cuiabá podendo alcançar até 44ºC na segunda metade da semana.
São Paulo, tanto no interior quanto na capital, enfrentará dias escaldantes com temperaturas de até 37ºC, enquanto o Rio de Janeiro pode chegar a 40ºC na quinta e sexta-feira.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp