Foto arquivo IMBÉ, RS, BRASIL, 25-02-2017, 18h02'34": Gaúchos desfrutam do mar azul, limpo e tranquilo durante o Carnaval 2017, na praia de Mariluz, no litoral norte, próximo da guarita 124 de salva-vidas. (Foto: Gustavo Roth / Fundação Piratini - TVE e FM Cultura)
Rio Grande do SulGeralLitoral

Onda de calor extrema: Carnaval 2025 no RS

Onda de calor extrema será destaque no Carnaval 2025, com temperaturas sufocantes em diversas regiões do Brasil.

A previsão meteorológica indica que uma grande massa de ar quente tropical cobrirá o país, intensificando o calor de Norte a Sul.

Em estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, as máximas ultrapassarão os 40ºC, tornando este um dos Carnavais mais quentes já registrados.

A persistência dessa massa de ar quente provocará tardes escaldantes, principalmente entre segunda-feira e a Quarta-Feira de Cinzas, com temperaturas extremas em diversos municípios.

Porto Alegre poderá registrar 38ºC no domingo, alcançando entre 38ºC e 40ºC nos dias seguintes.

No interior gaúcho, os termômetros podem marcar entre 40ºC e 43ºC, elevando o risco de desidratação e exaustão pelo calor.

Onda de calor extrema e temporais de verão

Onda de calor extrema: Carnaval 2025 no RS
Foto arquivo: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a umidade elevada, pancadas de chuva e temporais de verão serão comuns durante as tardes e noites.

Essas precipitações, isoladas, mas potencialmente severas, poderão vir acompanhadas de chuvas intensas, fortes rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, segundo a MetSul.

Na sexta, sábado e domingo, apesar do predomínio do sol, a nebulosidade aumentará em alguns momentos e provocará pancadas de chuva irregulares, que podem se transformar em tempestades localizadas.

Na segunda-feira, a tendência é de predomínio de sol e menos chuvas, enquanto na terça e quarta, o tempo seco deve prevalecer, com apenas instabilidades pontuais de forte intensidade.

Cuidados essenciais para curtir o Carnaval sob calor extremo

Onda de calor extrema: Carnaval 2025 no RS
Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania – Mariluz em Imbé

Diante do cenário de temperaturas elevadas e alta umidade, especialistas alertam para a necessidade de precauções.

Hidratação constante, uso de roupas leves e protetor solar são medidas indispensáveis para minimizar os impactos do calor excessivo.

Quem estiver na praia deve buscar abrigo ao ouvir trovoadas, reduzindo o risco de ser atingido por raios.

Como a previsão cobre um período de sete a dez dias, ajustes podem ocorrer, mas a tendência é que o calor extremo se mantenha.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários