Ondas gigantes matam 6 no litoral da Austrália

Ondas gigantes matam seis no litoral da Austrália em um trágico fim de semana de Páscoa marcado por alertas meteorológicos extremos. A força do mar surpreendeu moradores e turistas em…
Ondas gigantes matam 6 no litoral da Austrália
Foto: Recife(PE), 24/10/2023 - Explosão de ondas nos recifes costeiros na praia do Buraco da Véia, com a orla de Boa Viagem ao fundo, funcionando como barreira natural. As formações rochosas absorvem até 96% do impacto das ondas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil © Fernando Frazão/Agência Brasil

Ondas gigantes matam seis no litoral da Austrália em um trágico fim de semana de Páscoa marcado por alertas meteorológicos extremos.

A força do mar surpreendeu moradores e turistas em diversos pontos da costa leste do país, incluindo a capital Sydney, onde o impacto foi especialmente sentido.

O fenômeno se intensificou a partir da madrugada de sexta-feira (18), impulsionado por um sistema de baixa pressão que avançou sobre a região.

A agência meteorológica da Austrália emitiu um alerta severo de mar agitado, destacando riscos para pescadores – mesmo os em terra firme –, banhistas e embarcações recreativas em toda a faixa litorânea entre Queensland e Nova Gales do Sul.

De acordo com autoridades do Estado de Queensland, as ondas chegaram a impressionantes 7,59 metros de altura.

A fúria do oceano desencadeou incidentes fatais em diferentes pontos da costa australiana.

Até a manhã de domingo (20), cinco mortes haviam sido oficialmente confirmadas. Mais tarde, uma sexta vítima foi registrada pela polícia australiana. Outras duas pessoas continuam desaparecidas, mantendo equipes de resgate mobilizadas em buscas intensas.

Entre os casos mais dramáticos, está o de um homem adulto e um adolescente de 14 anos que pescavam sobre uma rocha em Nova Gales do Sul.

Eles foram surpreendidos por uma onda gigante e arrastados para o mar por volta das 11h da manhã.

As equipes de resgate conseguiram retirar ambos da água, mas apenas o jovem sobreviveu. Ele foi encaminhado, com ferimentos leves, a um hospital infantil e permanece em estado estável.

O alerta de ondas perigosas esteve vigente até a manhã de domingo, cobrindo cidades turísticas importantes como Gold Coast, Byron Bay e a própria Sydney.

O comunicado enfatizava a gravidade das condições marítimas e o elevado risco de afogamentos, além da possibilidade de embarcações menores virarem com facilidade.

Ondas gigantes matam

A tragédia reacendeu o debate sobre a necessidade de reforçar campanhas de conscientização sobre os riscos do mar durante eventos climáticos extremos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A busca pelos desaparecidos continua com auxílio de helicópteros, mergulhadores e drones.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas