Operação apreende 11 toneladas de alimentos impróprios no RS

Operação apreende 11 toneladas de alimentos impróprios no RS em uma grande ação de fiscalização realizada no dia 13 de maio, em Pelotas. Uma força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos,…
Operação apreende 11 toneladas de alimentos impróprios no RS
Foto: Operação apreende 11 toneladas de alimentos impróprios no RS

Operação apreende 11 toneladas de alimentos impróprios no RS em uma grande ação de fiscalização realizada no dia 13 de maio, em Pelotas.

Uma força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, com apoio da Promotoria de Justiça de Pelotas, vistoriou três estabelecimentos — dois mercados e um açougue — e apreendeu 11 toneladas de produtos considerados impróprios para o consumo humano.

Mais de 10 toneladas estavam concentradas em apenas um dos locais fiscalizados, evidenciando a gravidade da situação.

A inspeção revelou uma série de irregularidades que comprometem a saúde pública, entre elas o armazenamento de alimentos em temperaturas inadequadas, o vencimento do prazo de validade e o fracionamento indevido de embalagens de carnes embaladas a vácuo, o que dificulta o rastreamento e compromete a qualidade dos produtos.

Operação apreende 11 toneladas de alimentos impróprios

A ação integra o Programa Segurança dos Alimentos, que tem como principal objetivo proteger o consumidor, garantindo que os produtos comercializados estejam dentro das normas sanitárias.

O Programa Segurança dos Alimentos atua de forma contínua em todo o estado, promovendo ações integradas com órgãos de fiscalização para combater irregularidades que ofereçam riscos à segurança alimentar.

Em Pelotas, a operação reforça a necessidade de manter a vigilância constante sobre a cadeia de comercialização de alimentos, especialmente em estabelecimentos de grande porte.

A operação contou com os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, Marcos Centeno e Mauro Rockenbach, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, que coordena o programa, e José Alexandre Zachia Alan, de Pelotas, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) e da Promotoria de Pelotas, representantes da Vigilância Sanitária municipal, Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A população também pode colaborar denunciando práticas suspeitas aos canais oficiais do Ministério Público e das vigilâncias sanitárias municipais.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

A segurança dos alimentos é uma responsabilidade compartilhada entre autoridades, comerciantes e consumidores.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas