Operação combate caça ilegal na Rota do Sol e apreende armas e animais
Nesta quarta-feira (18), a Polícia Civil deflagrou uma operação contra a caça ilegal de animais silvestres na região da Rota do Sol.
A ação contou com a participação da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e policiais da 8ª Delegacia Regional de Caxias do Sul (8ª DPRI).
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Caxias do Sul e Terra de Areia, no Litoral Norte.
Durante as diligências, foram apreendidas 10 armas de fogo, munições de diversos calibres, pássaros em gaiolas sem autorização e carcaças de animais silvestres.
De acordo com a Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a operação visa combater crimes ambientais, como a caça ilegal de espécies silvestres e o porte ilegal de armas de fogo.
Dois homens foram presos em flagrante por posse irregular de armas.
A ação é um desdobramento da Operação Rota Viva I, realizada em dezembro de 2023, que investigou crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental Rota do Sol (Apars).
Venda de munições ilegais
As investigações revelaram que indivíduos com o Certificado de Registro emitido pelo Exército – que permite atividades legais de caça, tiro desportivo e coleção de armas – estariam vendendo munições ilegalmente.
As munições eram comercializadas em Caxias do Sul e em Santa Catarina, sendo utilizadas por caçadores dentro da reserva ambiental para a prática de caça ilegal.
As autoridades também recolheram petrechos usados para caça, além das munições, armas e animais encontrados nos locais de busca.
A Polícia Civil segue com as investigações para responsabilizar os envolvidos.