Operação combate caça ilegal na Rota do Sol e apreende armas e animais
PolicialLitoralRio Grande do Sul

Operação combate caça ilegal na Rota do Sol e apreende armas e animais

Nesta quarta-feira (18), a Polícia Civil deflagrou uma operação contra a caça ilegal de animais silvestres na região da Rota do Sol.

Hoffmeister Assistência Funeral

A ação contou com a participação da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e policiais da 8ª Delegacia Regional de Caxias do Sul (8ª DPRI).

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de e Terra de Areia, no Litoral Norte.

Durante as diligências, foram apreendidas 10 armas de fogo, munições de diversos calibres, pássaros em gaiolas sem autorização e carcaças de animais silvestres.

De acordo com a Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a operação visa combater crimes ambientais, como a caça ilegal de espécies silvestres e o porte ilegal de armas de fogo.

Dois homens foram presos em flagrante por posse irregular de armas.

A ação é um desdobramento da Operação Rota Viva I, realizada em dezembro de 2023, que investigou crimes ambientais na Área de Proteção Ambiental Rota do Sol (Apars).

Dr. Sander Fridman - 16/11

Venda de munições ilegais

As investigações revelaram que indivíduos com o Certificado de Registro emitido pelo Exército – que permite atividades legais de caça, tiro desportivo e coleção de armas – estariam vendendo munições ilegalmente.

As munições eram comercializadas em Caxias do Sul e em Santa Catarina, sendo utilizadas por caçadores dentro da reserva ambiental para a prática de caça ilegal.

As autoridades também recolheram petrechos usados para caça, além das munições, armas e animais encontrados nos locais de busca.

A Polícia Civil segue com as investigações para responsabilizar os envolvidos.

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários