Operação contra crime organizado apreende armas e bloqueia milhões em 12 cidades do RS
Nesta sexta-feira (30/08), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, deu início à Operação Arsenal, com o objetivo de desmantelar esquemas de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A ofensiva resultou na execução de 63 mandados de busca e apreensão distribuídos em 12 cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, um dos mandados foi cumprido em São Paulo, com suporte da Polícia Civil paulista.
Como parte da operação, foram bloqueados R$ 66 milhões em bens e valores, além do sequestro de cinco imóveis pertencentes a membros do grupo criminoso.
A investigação apontou que os suspeitos utilizavam um clube de tiro localizado em Novo Hamburgo como fachada para a lavagem de dinheiro.
Durante a ação, cinco pessoas foram detidas, com o principal alvo preso em flagrante por obstrução à justiça.
As apreensões incluíram dezenas de armas, munições e 20 veículos.
As ações de busca e apreensão ocorreram em várias cidades, incluindo Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Portão, Canoas, Capela de Santana, Montenegro, São Sebastião do Caí, Esteio, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Gravataí e na cidade de São Paulo.
A operação focou em desarticular a rede criminosa que, segundo as investigações, também estaria envolvida em atividades de tráfico de drogas e armas, além da lavagem de dinheiro.
O clube de tiro em Novo Hamburgo, apontado como centro das operações ilícitas, havia sido transferido para terceiros, usados como “laranjas” para ocultar a real propriedade e a origem dos recursos.
A Polícia Civil destaca que a Operação Arsenal é um importante passo na luta contra o crime organizado, reafirmando o compromisso das autoridades em combater atividades criminosas que afetam a segurança e a economia da sociedade.