Operação desarticula organização criminosa liderada por detendo da Penitenciária Modulada de Osório

Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desencadeou…

Operação desarticula organização criminosa liderada por detendo da Penitenciária Modulada de Osório

Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desencadeou a Operação Aurora, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelos crimes de roubo de Veículo, receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e porte ilegal de arma de fogo.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Durante as ações, realizadas nos municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Osório, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas preventivamente.

Também foram apreendidos três veículos, uma arma de fogo, dinheiro, aparelhos de telefone celular, relógios de luxo, entre outros objetos de prova . Em Osório, as buscas foram realizadas no interior da Penitenciária Modulada de Osório.

Segundo o delegado Rafael Liedtke, as investigações tiveram início há mais de seis meses, oportunidade em que os policiais civis descobriram a existência de um esquema criminoso orquestrado por dois indivíduos, um deles recolhido junto à Penitenciária Modulada de Osório.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

“Do interior da casa prisional, o indivíduo, que possui antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, extorsão, roubo a residência e porte ilegal de arma de fogo, ordenava a prática de crimes de roubo de veículos na Capital e região metropolitana de Porto Alegre.

O outro homem, de 29 anos, possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial e roubo de carga”, salientou Liedtke.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

De acordo com o delegado Marco Guns, após a prática dos roubos, a organização criminosa determinava que os automóveis subtraídos tivessem seus sinais identificadores adulterados, placas e numeração de vidros, chassi e motor. “Às vezes, os veículos eram repassados para outras quadrilhas especializadas na prática de delitos patrimoniais diversos, como roubos a estabelecimentos comerciais, de cargas, entre outros”, contou o delegado.

A Operação foi denominada Aurora devido ao modo de ação dos integrantes da organização criminosa que aproveitavam-se do início da manhã, quando a população está saindo para trabalhar, para praticarem os roubos de veículos.

O Diretor do Deic, Delegado Sander Cajal, enalteceu mais um trabalho de excelência da Especializada, demonstrando cada vez mais a qualificação na investigação criminal e o comprometimento com a sociedade gaúcha.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas