Operação desmantela esquema de golpes do consórcio premiado no RS e SC
A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Parobé, deflagrou a Operação Illusio com o objetivo de prender indivíduos envolvidos em golpes do consórcio premiado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A ação resultou na prisão de três homens responsáveis por diversos estelionatos nos dois estados, além da apreensão de três veículos, sendo dois deles de alto valor.
Entre os detidos, estão dois homens que gerenciavam a associação criminosa, a qual enganava vítimas interessadas em financiamentos e consórcios.
A associação utilizava estabelecimentos comerciais, como uma financeira e uma concessionária de carros, para convencer as vítimas de que seriam contempladas em consórcios.
As vítimas, após contato com os estelionatários, eram levadas a acreditar que novos lances garantiriam a contemplação nos consórcios.
No entanto, após receberem os valores adicionais, os golpistas interrompiam o contato e se tornavam inacessíveis, causando prejuízos financeiros significativos.
Mais de 50 pessoas foram prejudicadas, e a quantia arrecadada pelo grupo criminoso ultrapassa dois milhões de reais.
As investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Parobé duraram aproximadamente oito meses, iniciando em setembro de 2023.
Com a conclusão do inquérito policial, foi representada a prisão preventiva dos suspeitos pelos crimes de estelionato, associação criminosa, coação no curso do processo e ameaças.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp