Operação Golfinho registra 1.415 prisões nas praias do RS
A 54ª edição da Operação Golfinho, integrante da abrangente iniciativa do governo denominada Operação RS Verão Total, encerrou seu primeiro período em 23 de janeiro de 2023, após 35 dias de atividade, marcando uma significativa redução nos principais índices criminais.
Com mais de 50 anos de tradição, a Operação Golfinho da Brigada Militar é uma das maiores mobilizações operacionais no Rio Grande do Sul, proporcionando segurança aos moradores e turistas que frequentam o litoral gaúcho.
Neste ano, aproximadamente 1,4 mil policiais militares foram mobilizados para reforçar o policiamento nos balneários de água salgada e doce do Estado.
Os resultados até o momento incluem 1.415 prisões, apreensão de 41 armas de fogo, 720 munições de diversos calibres e mais de 42 kg de drogas.
Além disso, foram abordadas e identificadas 70.848 pessoas, fiscalizados 54.796 veículos por meio de 2.851 barreiras policiais, e 17 veículos foram recuperados.
Os indicadores criminais apresentaram redução significativa em comparação ao ano anterior.
O roubo à pedestre diminuiu 61%, enquanto o roubo de veículo com violência ou grave ameaça teve queda de 19,05%.
O roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino registrou uma redução superior a 60%.
No que diz respeito aos furtos, houve uma redução de 46,46% no furto de veículo (sem violência) e 39,55% no furto-arrombamento em residências.
A perturbação do sossego alheio, comum no litoral, apresentou uma redução de 32%.
Além do policiamento ostensivo, que inclui modalidades a pé, motorizado, com bicicletas e montado, as ações de reforço da segurança contam com unidades especializadas da Brigada Militar, como os Comandos Ambiental, Rodoviário e de Choque, além dos Batalhões de Aviação (BAv) e de Operações Especiais (Bope).
As operações no litoral norte são coordenadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, enquanto no litoral sul, ficam a cargo do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul.
A Operação Golfinho continuará até 26 de fevereiro, após o qual o policiamento continuará sendo executado pelo efetivo local, visando manter a segurança da comunidade gaúcha.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp