Operação no Litoral Norte do RS resulta em apreensão de 412 kg de alimentos impróprios
Agentes do Programa Segurança Alimentar RS conduziram uma operação de fiscalização nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, em cinco estabelecimentos localizados no município de Torres e nas praias de Itapeva e Paraíso, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
O resultado da ação foi a apreensão de 412 kg de alimentos e produtos considerados impróprios para o consumo humano.
Todos os locais fiscalizados foram autuados, e um dos mercados teve suas atividades de padaria e açougue interditadas devido às péssimas condições de higiene encontradas.
Dentre as principais irregularidades encontradas, destacam-se a presença de produtos sem procedência, com prazos de validade vencidos, armazenados de maneira inadequada, reutilização de embalagens e armazenamento em temperaturas não adequadas.
Além disso, alguns itens como álcool 92,8°, soda cáustica e medicamentos, cuja venda é proibida em mercados, foram apreendidos de forma cautelar durante a operação.
A ação de fiscalização contou com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo promotores de Justiça das Promotorias de Justiça de Torres e Porto Alegre, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Vigilância Sanitária Municipal de Torres, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON). A operação teve como objetivo garantir a segurança alimentar da população e combater a comercialização de produtos em desacordo com as normas sanitárias vigentes.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp