Operação prende 11 criminosos no Litoral
Nova edição da Operação Hoplitas foi realizada pela Brigada Militar no Litoral Norte, como em outras regiões do estado, entre a sexta-feira (08/10) e o domingo (10/10).
As ações de barreiras e fiscalizações executadas pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral) e seus Batalhões subordinados (8º BPM e 2º BPAT) resultaram na prisão em flagrante de 11 indivíduos, na apreensão de cinco armas e de quase meio quilo de entorpecentes, na produção de seis termos circunstanciados e na apreensão de uma adolescente.
Esses resultados se deram em meio à fiscalização de 403 veículos e na abordagem de 569 pessoas.
Entre o total de prisões na Operação Hoplitas, quatro delas aconteceram em Balneário Pinhal, na madrugada do sábado (09), quando os ocupantes de um veículo Gol/VW desobedeceram à ordem de parada de uma guarnição e tentaram fugir, inclusive desferindo tiros contra a viatura.
O veículo foi alcançado, sendo presos três homens e uma mulher, e apreendida uma menor. Com eles, foram apreendidas cinco armas e munições.
Antes da abordagem policial, os indivíduos haviam entrado em confronto com uma organização criminosa, da qual um integrante foi baleado, conforme informações apuradas.
Alunos-soldados da Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes) de Osório atuaram na Operação Hoplitas, como estágio supervisionado, integrante do curso.
A Operação Hoplitas foi concebida pelo Comando-Geral da Brigada Militar com foco em reforçar o policiamento nos fins de semana para a redução de indicadores criminais em locais e faixas de horário selecionados a partir de análises feitas pela Corporação.
Desde o início da Operação, em maio deste ano, as ações vêm alcançando resultados positivos.
Jussara Pelissoli