Organizadores comemoram sucesso da 11ª Feira do Livro de Torres
Nem o tempo, que oscilou em dias de sol, chuva e de vento tirou o brilho da festa literária e impediu que o público fosse até a Praça Borges de Medeiros, na Prainha. Cerca de 20 mil pessoas circularam pelo local nos quatro dias de evento que teve a presença dos escritores Letícia Wierzchowisk, Tabajara Ruas, Paixão Côrtes, Marcelo Carneiro Cunha, Dilan Camargo, Beth Brasil e Fernanda Carlos Borges.
Também foram comercializados em torno de 5.500 títulos, 16% a mais que no ano anterior. “É bom ver que a Feira do Livro de Torres cresce a cada, tanto em infraestrutura quanto em publico e atrações, isso é uma satisfação enorme para nós”, comemorou o prefeito João Alberto Machado que também anunciou a data da próxima edição: 5 a 9 de setembro de 2012.
Sesc, Ulbra e Superlivros, parceiros da Prefeitura de Torres na realização, consideraram a 11ª edição como a melhor feira do livro de todos os tempos em termos de estrutura, organização e atrações. “Somos parceiros há sete edições da feira do livro de Torres, e neste período o evento cresceu preservando o conceito. Hoje nossa feira do livro é referencia em planejamento e organização no Litoral Norte Gaúcho e Sul Catarinense”, considerou o Auxiliar de Cultura, Lazer e Turismo Social do Sesc Torres, Alexandre Porcatt, que integra a comissão organizadora do evento. “A Prefeitura de Torres tem sido uma grande parceira de trabalho, em especial o prefeito João Alberto, que confia no trabalho da comissão organizadora e nos dá liberdade para trabalhar com categoria na curadoria de escritores e atrações”, complementou.
A empresária Dárcia Santos que começou em 2006 como expositora, no ano seguinte passou à apoiadora e há dois anos participa efetivamente da realização também comemora a parceria. “Trabalhamos bem juntos. E este ano, com as inovações recebemos muitos elogios pelo novo piso, lona de circo e pela qualidade dos debates entre os autores e o público”, ressaltou. As inovações do evento também foram destacadas pelo diretor da Ulbra Torres, professor Luís Antônio Longo que também manifestou alegria pelos investimentos educacionais realizados no Município. “É bom viver em uma cidade com gestores municipais preocupados com a formação do ser humano, que investem na educação e em eventos culturais como a feira do livro”, salientou o professor.
Entre as novidades apresentadas na 11ª edição estava a escolha do novo piso. Um deck substituiu o tablado utilizado nas edições anteriores. Anexo ao setor de exposição da feira foi erguido um novo setor. Uma lona de circo, com capacidade para 600 pessoas sentadas, abrigou as palestras e demais atrações do evento. A estética melhorou com a retirada da poluição visual da área de venda. Além disso, também houve uma formação maior de público pelas escolas. Estima-se que 65% dos estudantes de Torres tiveram contato com alguma das obras dos sete autores que participaram da feira, garantindo assim um maior envolvimento do público com os escritores.
A solenidade de encerramento ocorreu após palestra do historiador Paixão Cortês e apresentações da invernada artística mirim do CTG Porteira Gaúcha e do interprete Sergio Melo, que também é dirigente cultural de Torres. Presentes a anfitriã Liége Barbosa, o prefeito João Alberto Machado, vice-prefeito Valmir Daitx Alexandre (Pardal), vereador José Ivan, secretário de Turismo Roniel Lummertz, gerente de Educação Infantil Vânia Minotto de Turismo Silvia Brognolli, proprietária da Superlivro Dárcia Santos, representando ao Ulbra Gabriela Mello e do Sesc Alexandre Porcatt.