Osório adere à Urban95: enxergar a cidade pela ótica das crianças

Osório adere à Urban95 e passa a integrar uma rede internacional que convida líderes e gestores públicos a enxergarem a cidade pela ótica das crianças pequenas, especificamente sob a perspectiva…
Osório adere à Urban95
Foto: Foto: Gustavo Veiga/ASCOM PMO

Osório adere à Urban95 e passa a integrar uma rede internacional que convida líderes e gestores públicos a enxergarem a cidade pela ótica das crianças pequenas, especificamente sob a perspectiva de quem tem 95 centímetros — altura média de uma criança de três anos.

A adesão foi formalizada neste mês de abril pelo prefeito Romildo Bolzan Júnior e marca o início de uma nova fase de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sensível à primeira infância.

A Urban95 é uma iniciativa da Fundação van Leer, e seu objetivo é reconfigurar o planejamento urbano para incluir ações efetivas que favoreçam o desenvolvimento saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Isso inclui desde o incentivo ao contato com a natureza em áreas urbanas, à criação de espaços públicos interativos e seguros, até a proximidade entre moradia, escola e serviços essenciais, proporcionando interações sociais positivas e mudanças urbanísticas duradouras.

Com a entrada de Osório na rede Urban95, a Secretaria Municipal de Educação já articula as primeiras ações concretas.

De acordo com o secretário Marcelo Reis, o município iniciará a capacitação de servidores e dará início à elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. Além disso, será implantado um projeto-piloto de pátios naturalizados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), começando pelas instituições Bem-Me-Quer, Criança Feliz, Leonel Brizola, Laranjinha, Professora Cristina e Santa Luzia.

A proposta é fazer com que o espaço urbano atenda melhor às necessidades das crianças de 0 a 6 anos, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, estimulando o aprendizado e garantindo mais segurança e bem-estar.

Compromisso ampliado: Osório e “A Cidade das Crianças”

Antes de aderir à Urban95, Osório já havia dado um importante passo rumo à inclusão infantil no planejamento urbano ao se integrar, em 2022, ao projeto internacional “A Cidade das Crianças”, ainda durante a gestão do ex-prefeito Roger Caputi.

Criado pelo psicopedagogo italiano Francesco Tonucci, o projeto busca transformar a governança municipal ao incluir diretamente a visão das crianças nas decisões da cidade.

Um dos frutos mais visíveis dessa adesão foi a criação do Comitê das Crianças de Osório (CCO), estabelecido por lei municipal como órgão consultivo permanente ligado ao Conselho do Plano Diretor.

O novo Plano Diretor, reformulado à luz desse compromisso, prevê mecanismos para que as crianças participem ativamente do planejamento urbano, consolidando a cidade como um espaço verdadeiramente acolhedor, lúdico e democrático para os pequenos cidadãos.

Osório adere à Urban95

A convergência entre as ações da Urban95 e do projeto “A Cidade das Crianças” fortalece o papel de Osório como referência em políticas públicas para a infância.

Com uma governança mais sensível às necessidades dos pequenos, Osório se destaca como modelo de cidade que enxerga no bem-estar infantil o caminho para um futuro mais justo, humano e sustentável.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas