Osório: aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil é selecionado para Congresso
O município de Osório comemora o resultado positivo de mais uma de suas ações realizadas na área da saúde. É o aplicativo de Amamentação e Desenvolvimento Infantil Criado pelo Nasf/Osório em parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que estará na Mostra de experiências exitosas do 31º Congresso do COSEMS/RS, que acontecerá de 23 a 25 de Abril, em Bento Gonçalves.
O 31º Congresso mantém essa tradição com o objetivo de mostrar as experiências exitosas em saúde pública espalhadas pelo Rio Grande do Sul. As mesmas fazem a diferença no atendimento e acolhimento da população usuária e serão estratégias compartilhadas para troca de informações que contribuem com o desenvolvimento da saúde pública no Estado.
Conforme o prefeito Eduardo Abrahão, ter mais um trabalho selecionado na área da saúde, para mostrar aos participantes de um importante evento, é algo muito gratificante.
“Sempre trabalhamos, inovamos e fazemos investimentos na área da saúde visando o bem estar da população e serviços de qualidade. Quando essas ações transcendem essas metas, a alegria é muito grande, porque também podemos mostrar aos municípios participantes os benefícios das atividades que podem ser copiadas, para que a saúde pública tenha aperfeiçoamento. Fazemos tudo pelo cidadão usuário dos serviços da rede pública e vemos resultados positivos”, destaca.
Aplicativo pode ser baixado diretamente da App Store ou Google Play
Para começar a usar este aplicativo, a mamãe deverá cadastrar a data de nascimento de seu filho para começar a receber mensagens de orientação sobre aleitamento materno, vacinas e desenvolvimento infantil de um modo geral.
Na primeira semana serão enviadas instruções diárias, depois serão semanais. A mamãe também poderá registrar com imagens, os principais marcos do desenvolvimento do bebê para não esquecer momentos tão importantes, como, por exemplo, o dia em que deu o primeiro sorriso, os primeiros passos, etc., poderá tirar suas dúvidas com os profissionais do Pró-Mamá, ou ainda aprender com as dúvidas de outras mães.
O conteúdo do aplicativo foi selecionado pela equipe do PRÓ-MAMÁ com base na literatura atual. O público-alvo são mães do município de Osório, mas qualquer mãe de outra cidade poderá baixar o aplicativo nas lojas virtuais.
Eliana C. Izaias