Osório: beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem obrigatória
A Secretaria da Saúde de Osório convoca os beneficiários do programa Bolsa Família para que compareçam a Unidade de Saúde de sua área o mais breve possível. Os mesmos precisam cumprir a condicionalidade da saúde “pesagem”.
As famílias que pertencem ao Posto Médico Central deverão comparecer nas sextas-feiras, das 14h às 18h.
O objetivo principal da pesagem, que ocorre mediante a apresentação da caderneta de vacinação e cartão da gestante, é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família.
A pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Devem ser pesadas mulheres entre 14 e 44 anos, crianças menores de sete anos e gestantes.
Os outros requisitos são: manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de sete a sete anos; matricular crianças e adolescentes de seis a 17 anos na escola; frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos); recadastramento dos dados a cada dois anos no Centro de Referência (Cras) em Assistência Social.
Serviço:
Quem precisa pesar: Mulheres entre 14 e 44 anos, crianças menores de sete anos e gestantes.
O que levar: Carteira de vacina e carteira de gestante.
Eliana C. Izaias