Osório: Daer intensifica leilão de sucatas para arrecadar recursos
O processo de reestruturação do patrimônio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) contou com leilões de equipamentos obsoletos das regionais de Bagé e Osório. O processo foi efetuado pela Central de Licitações do Estado (Celic), responsável pela alienação dos bens do governo do Estado. O leilão de equipamentos de Bagé, em abril deste ano, arrecadou R$ 22.570,00. O procedimento de Osório, em setembro, angariou um montante de R$ 80.800,00 – valor superior ao avaliado pelo departamento. Todos os equipamentos ofertados foram arrematados.
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, revela que os equipamentos mais modernos do Daer são de 1984. A autarquia promove a modernização completa de sua estrutura e equipamentos não utilizados precisam ser descartados, com boa aceitação no mercado. “É importante que o valor entre para o Estado e que também se faça uma limpeza naquilo que não é usado”, disse Westphalen. O secretário afirma que “também temos um levantamento patrimonial muito grande e devemos, depois de avaliado, leiloar, ou ter uma destinação, um melhor uso para o Estado ou para os municípios”, finaliza.
Conforme o diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, “o valor arrecadado com os leilões, no nosso ponto de vista, não é o mais importante, mas a oportunidade de tornar o ambiente de trabalho nas superintendências regionais mais agradável e organizado”. Haverá também leilão com equipamentos e veículos de Cruz Alta e Passo Fundo, cujos processos já estão sendo instruídos.