Osório está no Mapa do Turismo Brasileiro pelo segundo ano consecutivo
O município de Osório pelo segundo ano consecutivo está aprovado no Mapa do Turismo Brasileiro.
A cidade preencheu os pré-requisitos e obteve seu cadastro na ferramenta do Ministério que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens.
Osório estar no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local, com benefícios de fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área de recorte territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster.
Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo.
Os critérios para participar do Mapa são dispor de uma secretaria ou departamento para o turismo, dispor de Lei Orçamentária, ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR, ter o Conselho Municipal de Turismo ativo e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
O Prefeito de Osório Roger Caputi destacou a importância da cidade estar mais uma vez no Mapa do Turismo Brasileiro.
“É com grande satisfação que recebemos esta notícia de estar neste importante instrumento de todo o país. Osório é uma cidade com um grande potencial de desenvolvimento do turismo local, e vamos seguir trabalhando neste sentido de fomentar o setor.
O turismo oportuniza ao município a visita de pessoas de diversos lugares do estado e do país e acaba movimentando a economia”, frisou o Prefeito.
O secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude Eduardo Pellegrini ressaltou que a administração tem dialogado com as instituições ligadas ao turismo no intuito de desenvolver o setor na cidade.
“Estar no Mapa do Turismo é uma grande conquista para a nossa cidade. Nosso município é referência na região do Litoral Norte e para nós é fundamental receber bem o turista, com o intuito de desenvolver o setor, movimentar a economia e oferecer ótimas atrações ao visitante”, ressaltou o secretário.
Atualmente, o Mapa está composto por 338 regiões turísticas, sendo 231 cidades do Centro-Oeste, 635 do Nordeste, 160 do Norte, 1.127 do Sudeste e 786 do Sul.
Samuel Capra e Pietro Marques
Receba as principais notícias no seu WhatsApp