Osório: hospital x postos de saúde – turismo x pólo…
Hospital x Postos de Saúde
Falo isto, não como uma opinião pessoal, pois graças a Deus, há tempos não necessito de atendimento médico e não teria como fazer a comparação.
Mas, conversando com diversas pessoas que freqüentam ambos os lugares, é impressionante os elogios em relação aos Postos de Saúde da cidade. Já, em relação ao hospital, as coisas não parecem tão bem assim, muito pelo contrário. Tempos modernos.
Pólo Mecânico
Na última coluna, toquei no assunto da vinda do Pólo Metal Mecânico, o que gerou certa polêmica. Meu colega Gutiéri Sanchez, indagou-me sobre o que eu achava da vinda deste empreendimento para cá e da contrapartida que o município teria que investir (algo em terno de 67 milhões).
Penso que Osório, antes de tudo, deva escolher qual o caminho perseguir. Ou seguimos em direção ao turismo, ou nos tornarmos um pólo industrial. Conquistar os dois acho difícil.
Turismo x Pólo
Foi divulgado nessa quinta-feira (22), a assinatura de um protocolo de intenções com a empresa Vellano, para a instalação de um complexo comercial, turístico e hoteleiro em Osório.
No protocolo, o município se compromete com benefícios como a isenção de algumas taxas, o fornecimento de rede de energia elétrica, poço artesiano para irrigação, acessos pavimentados com asfalto, serviço de recolhimento de lixo e entulho.
Já a empresa, se compromete em instalar o complexo hoteleiro, totalizando a primeira fase a importância de 6,4 milhões de reais, gerando empregos para mão-de-obra qualificada com alto nível salarial e o compromisso de deixar área prevista junto ao complexo comercial para a construção da estação do teleférico nos moldes do projeto.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto
Turismo x Pólo II
Ótima notícia, caso confirmada. Vale lembrar que o caso do Pólo Metal Mecânico foi divulgado no final de agosto de 2008, pela Assessoria da Prefeitura Municipal.
Na época foi relatado que o município deveria, para a viabilização do negócio, se comprometer em dar uma área de 70 hectares, terraplanagem, arruamento interno e externo da área, condições de fornecimento de energia elétrica, poços artesianos, instalações básicas e mínimas de funcionamento de esgoto pluvial, estação de tratamento de efluentes e asfaltamento da estrada da Perua, aonde iria se localizar o empreendimento.
Tempos depois, falou-se no custo real da vinda deste Pólo para cá. Quase 70 milhões, o que contrariou a muitos.
Turismo x Pólo III
Particularmente, penso que se for para eleger um dos caminhos, não há dúvidas de que o turismo deva ser o escolhido.
Deus nos deu uma beleza natural que você não encontra em nenhuma cidade da serra gaúcha.
Em contrapartida, não nos beneficiou com a mentalidade e a desenvoltura das cabeças pensantes dos que lá estão. Mas, talvez isto, esteja mudando. Talvez…
Opinião do Internauta
Volta e meia recebo comentários, me acusando de pertencer a diversos partidos políticos. Na última coluna, um leitor sugeriu que eu trocasse o nome dela para oposição e indagou-me o por que de eu não falar do governo Yeda.
Digo ao nobre internauta que sim, já falei do governo Yeda, se quiseres pode recapitular pelo histórico (não cito aqui, pois estamos no regime da ditadura eleitoral.)
Quanto ao fato de alterar o nome da coluna, talvez até seja uma boa. Se critico hoje o PDT, é porque lá estão eles, no poder, administrando o município.
Amanhã, quando o PMDB, PP ou PSDB estiveram lá, com certeza cobrarei melhorias sim, pois penso que este é o papel da imprensa.
Elogios demasiados dão os puxa-sacos de “plantão”, pois os políticos ganham e bem para fazer um bom papel. Então, penso eu, não merecem bajulação, pois não fazem mais que a sua obrigação.