Osório participa da 9ª edição da Feira e Festival Internacional da Cachaça

Empreendedores gaúchos participarão da 9ª edição da Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), que será realizada durante a SuperAgro Minas 2006, de 2 a 4 de junho, em Belo…

Empreendedores gaúchos participarão da 9ª edição da Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), que será realizada durante a SuperAgro Minas 2006, de 2 a 4 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A missão empresarial contará com 45 empresas da região Sul do Brasil, sendo 30 delas de Osório, a 95 quilômetros de Porto Alegre e de outros municípios do Litoral Norte Gaúcho. Durante a Expocachaça, os empreendedores farão contato com cooperativas de produtores do setor e novos fornecedores para ter acesso a inovações tecnológicas.

A Expocachaça ocupará 160 estandes da SuperAgro, que tem uma projeção de público da ordem de 200 mil pessoas. Entre os expositores estarão marcas conhecidas, equipamentos, insumos e serviços que integram a cadeia produtiva da bebida. A missão será realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com as prefeituras e sindicatos de produtores rurais das cidades que terão representantes na missão. O município de Osório será representado pela técnica agrícola da Secretaria de desenvolvimento, agricultura e turismo Carla Ferri.

“A feira é uma das maiores do setor no país e dará aos produtores uma idéia do que poderão alcançar ao formarem uma cooperativa, formalizarem seus negócios e trabalharem de forma organizada o layout de seus produtos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho. A visita técnica ao evento tomará um dia da missão. Nos demais, os empreendedores conhecerão uma usina de destilação de álcool, e empresas de açúcar, melado e cachaça em Divinópolis.

Conforme o consultor do Sebrae/RS, Mauro Zompiretti, os produtores ainda não possuem empresas estruturadas, à exceção dos integrantes da Cooperativa de Cachaça e dos Derivados da Cana do Estado do Rio Grande do Sul (Coopercanasul), constituída há dez meses e que congrega 23 produtores. “A presença no evento será fundamental para que eles possam observar a postura das cooperativas, as formas de negociação e apresentação de seus produtos, para que estes dados sirvam como base para ações futuras”, completa.

De acordo com o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de cana-de-açúcar e derivados do Litoral Norte, Alexandre Ditadi, a missão integra o planejamento estratégico do grupo, e partirá no dia 3 de junho. “Esta troca de experiências que acontecerá durante do evento amplia a visão do produtor a respeito de suas oportunidades e favorece a integração entre o grupo, que tem a oportunidade de dividir suas dúvidas e encontrar soluções para suas dificuldades”, avalia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Todos os 30 empreendimentos do Litoral Norte são atendidos pelo APL, enquanto os outros 15 produtores que integrarão a missão representam outros pólos produtores da bebida. Estarão presentes empreendedores de Santo Antônio da Patrulha, Taquara, Rolante, Itaqui, Parobé, Mampituba, Muçum, Harmonia, São Pedro e Jaguari. Os APLs são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e com outros agentes locais.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas