Osório presta homenagem a mulher assassinada: O Projeto de lei Nara Denise dos Santos, aprovado por unanimidade pelos vereadores de Osório, transforma oficialmente o nome do Posto de Saúde Glória para “Posto de Saúde Nara Denise dos Santos”, em homenagem à mulher brutalmente assassinada em janeiro de 2024.
A iniciativa da vereadora Rosi Jardim (PDT) foi motivada pelo impacto profundo causado na comunidade com a trágica morte de Nara, aos 61 anos, vítima de feminicídio em sua própria residência.
Durante a sessão ordinária realizada na terça-feira, 29 de abril de 2025, a aprovação do Projeto de Lei nº 056/2025 foi acompanhada por familiares, amigos, autoridades locais e moradores que prestaram apoio e solidariedade.
A homenagem representa não apenas a preservação da memória de Nara Denise, mas também um grito coletivo por justiça e por ações concretas que combatam a violência contra a mulher no município.
Segundo a vereadora Rosi, que apresentou a proposta, a presença do nome de Nara em um equipamento público da saúde simboliza a mulher osoriense, servidora pública, figura afetuosa e batalhadora que dedicou sua vida ao bem comum e ao cuidado com o próximo.
“Ela foi assassinada de maneira cruel por quem deveria protegê-la, sem que tivesse sequer a chance de gritar por socorro. A nomeação do posto é um marco da nossa luta por políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero”, afirmou.
Nascida em Osório no dia 18 de novembro de 1962, Nara Denise dos Santos era filha de Orildo Pires dos Santos e Maria de Lourdes dos Santos.
Irmã de Sandra, Jussanã, Eliete e Arlete, não teve filhos, mas foi considerada uma mãe para seus 10 sobrinhos. Trabalhadora dedicada, atuou por muitos anos na Livraria Lular, na Prefeitura de Osório, na Câmara de Vereadores e chegou a se candidatar ao cargo de vereadora.
Sempre prestativa, carinhosa e generosa, era conhecida por enxergar o melhor nas pessoas e por seu amor incondicional à família.
Durante a sessão, outros parlamentares também manifestaram apoio e emoção.