Vida & Saúde

Osório tem Patrulheiros Ambientais

Nessa quinta-feira (22), no Largo dos Estudantes,  em Osório, o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizou a solenidade de formatura de 120 Patrulheiros Ambientais Mirins e 11 Patrulheiros Ambientais Mestres. Os dois projetos integram as atividades de educação ambiental não-formal desenvolvidas em todo o Estado pelo Comando Ambiental da Brigada Militar.

Para receber o certificado de Patrulheiro Mirim e Mestre as crianças e os adultos participaram de 20 horas-aulas sobre fauna e flora nativas, recursos hídricos, resíduos sólidos, reciclagem de lixo, pesca, conservação do solo, além de noções sobre a atuação da polícia ostensiva de proteção ambiental da Brigada Militar.

A formatura foi realizada com o patrocínio do Ministério Público de Osório. Com essa turma, o 1º BABM alcança a marca de dois mil Patrulheiros Ambientais no ano de 2009.

O evento contou com a presença dos comandantes do 1º BABM, major Eduardo Ribeiro Lopes, da Escola Técnica de Polícia Militar de Osório, TC Renato Antonio Nunes Fraga; do vice-prefeito Luiz Gomes Anflor; do presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Borba, dos secretários municipais de educação, Gil José Davóglio, e da cultura, Tâmara Carniel; da promotora da Promotoria de Justiça Especializada, Cristiane Della Mea Corrales, entre outras autoridades.

PROJETOS – O objetivo geral do projeto Patrulheiro Ambiental Mirim é orientar crianças para que adotem um comportamento de proteção do meio ambiente, passando a ser um agente multiplicador das boas ações para a conservação dos recursos naturais.

As crianças, além de passarem a ter atitudes que influenciam no equilíbrio dos ecossistemas, difundem ações adequadas para a preservação do meio ambiente e  a consequente qualidade de vida, sensibilizando toda a sociedade, a partir da sua realidade local, formando uma rede de proteção ambiental.

O Patrulheiro Ambiental Mestre é direcionado a adultos, especialmente àqueles da terceira idade, aproveitando a sua experiência de vida para atuarem como multiplicadores na disseminação da cultura do cuidado com a natureza.

Comentários

Comentários