Otimismo do brasileiro vai manter o consumo, afirma CNI
Apesar do otimismo dos empresários, a pesquisa registrou uma pequena queda, de 1%, na comparação entre o índice registrado no primeiro trimestre de 2010 e o do trimestre anterior. A queda interrompe uma sequência de três trimestres seguidos de crescimento.
O otimismo, afirma o estudo, pode ser explicado pelo aumento de 9,2% do indicador, em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
O índice de 116 pontos registrado no primeiro trimestre deste ano – pontuação que tem por referência a média de 2001, de 100 pontos – é o segundo maior, superado apenas pelo verificado no quarto trimestre de 2009 (117,2 pontos). O Inec do primeiro trimestre de 2010 é também igual ao registrado em setembro de 2006, que foi o segundo maior desde 2001.
Já o índice de endividamento dos consumidores teve um aumento de 4,3% no primeiro trimestre de 2010, na comparação com o último trimestre de 2009. O indicador atingiu 111,9 pontos, e acumula uma alta de 10,6%, se comparado ao mesmo período de 2009 (101,1 pontos).
A CNI esclarece que a expansão deste índice significa “redução de endividamento”, e que isso mostra que “os consumidores estão saneando suas finanças, abaladas durante a crise do ano passado”, e, nesse contexto, estão dispostos a ir às compras. A pesquisa mostra isso de forma clara, com uma alta de 3,9% do indicador, na comparação com o mesmo trimestre de 2009.
O estudo da CNI também revela otimismo quanto à inflação, ao desemprego e ao aumento da renda pessoal, índices que apresentaram recuo na comparação com o quarto trimestre de 2009, mas ficaram positivos em relação ao primeiro trimestre de 2009.
Houve queda de 1,3% no sentimento sobre a evolução da inflação nos primeiros três meses do ano, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No entanto, afirma a CNI, o indicador supera em 10,8% o registrado no primeiro trimestre de 2009.
No que se refere ao sentimento em relação ao desemprego, a CNI registrou recuo de 0,7% ante o quarto trimestre de 2009 e crescimento de 27% na comparação com o primeiro trimestre de 2009.
A CNI ressalta que, tanto no caso da inflação quanto no do desemprego, a queda no índice na comparação com o último trimestre de 2009 representa aumento do pessimismo. Na comparação com o mesmo trimestre de 2009, todos os índices mostram maior otimismo do consumidor, ressalta a entidade.