Outono 2024 no RS: Veja como será a nova estação
O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta quarta-feira (20/03), à 0h06 (horário de Brasília), e vai até o dia 21 de junho, às 17h51.
Segundo o Prognóstico Climático Trimestral do Sistema de Monitoramento e Alerta Agroclimáticos (Simagro) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o outono de 2024 terá precipitações regulares e temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul.
Para os meses de abril, maio e junho, a previsão é de fim do evento El Niño, resultando em um curto período de neutralidade no fim da estação.
As projeções indicam o retorno do fenômeno La Niña no início do próximo inverno.
Com isso, em abril e maio, são esperadas precipitações próximas da normalidade na maioria das regiões, com volumes abaixo da média nos setores Norte e Noroeste.
Já em junho, as previsões indicam chuvas mais abundantes, superando a média normal em todo o estado.
Em relação às temperaturas médias, o trimestre deverá apresentar valores superiores à média em abril e maio, com projeção de valores próximos da normalidade em junho.
Chuva:
- Abril: Chuva próxima da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores à média normal nos setores Norte e Noroeste.
- Maio: Previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores abaixo da média nas regiões Norte e Noroeste.
- Junho: Chuva acima da normalidade em todo o estado.
Temperatura Média:
- Abril: Valores acima da normalidade em todo o estado.
- Maio: Superior à média em todas as regiões.
- Junho: Dentro do padrão normal na maior parte do estado, com valores ligeiramente mais elevados no Litoral e inferiores à média normal no setor Norte.
O outono de 2024 deverá ter chuvas dentro da normalidade e temperaturas acima da média no Rio Grande do Sul, conforme o Prognóstico Climático Trimestral da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
A previsão indica um período de neutralidade no fim da estação devido ao fim do evento El Niño, com retorno do fenômeno La Niña no inverno.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp