Outubro registra alta procura de hospedagem para o veraneio em Torres
Faltando um pouco mais de dois meses para começar a alta temporada de veraneio, a expectativa é de otimismo em Torres.
O veraneio será mais longo que o passado, pois o Carnaval desta vez cai no final de fevereiro e as aulas das escolas públicas começarão em 2 de março. Além disso, hotéis e imobiliárias já estão registrando uma procura superior a do mês de outubro do ano passado. “A antecipação das reservas é um bom indicativo de que este veraneio será melhor”, destaca o presidente interino da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Torres, Olavo Mota.
Segundo ele, o cliente mais fiel do Litoral Norte é o gaúcho do interior do Rio Grande do Sul. “A agricultura está em um bom momento e isso reflete positivamente no nosso veraneio, assim como o dólar mais alto deve trazer um maior número de argentinos”, comenta o empresário do Grande Hotel Torres.
A procura de aluguel de imóveis de temporada também está alta. “O pessoal está se antecipando para não chegar em cima da hora e encontrar a cidade lotada, como aconteceu no final do ano passado”, destaca o presidente da Associação de Corretores de Imóveis de Torres (Acit), Adriano Scheffer Rodrigues.
A maior demanda está sendo para o Natal e Reveillon, mas já há boa procura para janeiro e fevereiro, inclusive para as segundas quinzenas, normalmente mais fracas. “Tem tudo para ser um veraneio muito bom e quem quer alugar perto do mar tem que se antecipar”, alerta o corretor de imóveis da Casa de Negócios. Adriano ressaltou ainda que será difícil conseguir aluguel para cinco dias, pois os proprietários preferem alugar por mais tempo. Segundo ele, a maioria dos visitantes procura imóvel de temporada para 10 a 15 dias.
Na rede hoteleira a maior procura também é entre o Natal e Reveillon. Nessa época, a lotação será de 100%, estima Olavo Mota. Para o restante do veraneio acredita que ficará entre 80 e 100%, o que será muito bom, comenta. Torres realiza o maior Reveillon do Rio Grande do Sul e o 4º maior à beira-mar do Brasil. Na festa passada, a cidade recebeu cerca de 300 mil pessoas, recorde de público. Apesar do grande público, a festa transcorreu com tranqüilidade. A Brigada Militar não realizou prisões e sequer registrou ocorrência grave.
E a cidade está se preparando para receber os veranistas e turistas. Muitas lojas; hotéis; pousadas; restaurantes e supermercados fizeram ou estão em reformas para receber melhor os visitantes.
A Secretaria de Turismo está fechando a programação do Reveillon e das diversas atividades esportivas e culturais que acontecerão durante a temporada em vários pontos da cidade. Neste mês de outubro, o aumento de público também já está sendo registrado.
No fim de semana passado muitas pessoas vieram a Torres, deixando cafeterias e restaurantes lotados. Várias pessoas aproveitaram o domingo para caminhar no calçadão, para levar os filhos para as praças à beira-mar; para tomar banho de sol e mar na Praia Grande ou para reunir os amigos na Prainha.