Colunistas

Pai, afasta de mim os fanáticos – Sergio Agra

Muito pior do que se ser apenas um despretensioso fanático — com o perdão da dicotomia — é carregar em si o fanatismo cego, irracional, próprio da serviçal massa de manobra, que se dobra, reverencia, cultua, idolatra e, o pior, forceja, coage raivosa e colericamente para que todos os discordantes de suas sandices, de suas asnices o sigam em seu verborrágico e delirante discurso.

O fanatismo não escolhe gênero, cor, raça, crença religiosa ou ideologia político-partidária. Afirmo com todas as letras que dignos de nossa piedade e compaixão são aqueles que trazem no cérebro (será que eles algum dia foram dotados desse indecifrável e fascinante universo?), agora lobotomizado, o fanatismo ideológico partidário — reitero —, de direita ou de esquerda, “coxinha” ou “mortadela”, bolsominion ou lulapetista. O fanático segue o líder e dá vazão aos recalques narcísicos atacando as diferenças de grupos que elege como rivais. Tal fanatismo agressivo rompe a barreira do recalque e se manifesta publicamente quando incentivado por líderes que se supõem acima da lei (e, portanto, da civilização).

O fanático, se já avançado(a) nos anos, fede, cheira mal, repugna, está necrosado. Mumificou e ainda não contaram para ele. Exatamente por essas razões que ele é digno de nossa piedade e compaixão, porque fanatismo significa exatamente o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoide, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Em Psicologia, o fanático é descrito como indivíduo dotado de agressividade excessiva, preconceitos variados, estreiteza mental, extrema credulidade quanto a um determinado “sistema” (que lhe “convenha”, por supuesto!), ódio, sistema subjetivo de valores, intenso individualismo e demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

Por isso tudo — que por si já é hiperbólico —, Pai, afasta de mim o fanatismo.

Sobretudo o Fanático Delirante!

Comentários

Comentários