Paleta Atlântida 2024 promete agitar o Litoral com novidades e recordes
A sétima edição do Paleta Atlântida está marcada para o dia 27 de janeiro, transformando a Praia de Atlântida em Xangri-Lá no palco de um churrasco coletivo épico.
O evento, onde assadores amadores e profissionais se reúnem para preparar carnes à beira da praia, promete atrair mais de 100 mil pessoas, ocupando um trecho de 3km na praia divididos em 15 blocos.
Além da tradição do churrasco, o Paleta Atlântida oferecerá diversas atrações para o público, transformando-se em um festival completo.
Novidades como tendas para os assadores celebridades, um shopping de vinhos, degustação de espumantes, feiras sustentáveis e palcos temáticos, incluindo Hard Rock, Nativista e Paleta, prometem proporcionar experiências únicas aos participantes.
O evento não se limita apenas à gastronomia e cultura.
O Paleta Atlântida incluirá atividades esportivas, como futebol, beach tênis e futebol de mesa, agregando mais diversão ao dia.
Em 2023, apesar de reunir cerca de 1,6 mil churrasqueiros e distribuir mais de 4,5 mil pulseiras, o evento não entrou para o livro dos recordes.
Conforme critérios de avaliação, o número de pessoas desconsideradas não pode ultrapassar 10% do total.
Para concorrer na disputa, era necessário ter espaços com entrada e saída definidos, com acesso organizado.
A organização escolheu um desses espaços, chamado de “bolsão”, com 1,6 mil churrasqueiros e indicou para análise da especialista.
— É um número muito alto e, a nível mundial, toda a tentativa fica desclassificada — explicou na ocasião a avaliadora do Guinness, a colombiana Natália Ramirez.
A atitude de uma parcela dos assadores, identificados por pulseiras, definiu o resultado final.
— Notamos que alguns abandonaram a área, não participaram efetivamente do churrasco nos cinco minutos, soltaram o espeto, levantaram e saíram — exemplifica a examinadora.
A contagem levava em conta o total de pessoas preparando o churrasco simultaneamente, durante cinco minutos. Ainda que não oficializado, Natália admitiu que o número, sem levar em conta esses critérios, é superior ao de 914 pessoas assando carne simultaneamente no Canadá, registrado em setembro de 2022:
— Não quer dizer que não superaram o número, porque realmente tinha um número muito superior. Mas por motivos técnicos mesmo, não conseguimos fazer a titulação, afirmou na época.
Mas, em 2024, uma nova tentativa deverá ser realizada, desta vez atendendo todos os aspectos técnicos.
Para participar deste megaevento, os interessados podem adquirir o Ticket Individual, destinado àqueles que desejam aproveitar o evento com direito a Open Food sem a necessidade de assar, ou o Ticket Trio de Assadores, para aqueles que desejam preparar a carne com os amigos, podendo escolher o local da churrasqueira no ato da compra.
Outras opções incluem espaços corporativos e paradores, proporcionando diferentes experiências para os participantes. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: Paleta Atlântida.