Educação

Palmares do Sul realiza encontro sobre relações étnico raciais e a escola

No sábado (26) a Secretaria de Educação de Palmares do Sul realizou encontro sobre as relações étnico raciais aos servidores de educação, da rede municipal.

Foi atividade de formação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e atividade presencial do Curso Procedimentos Didático-pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afrobrasileira e Indígena organizado pelo DEDS/UFRGS, o qual a rede municipal participa.

Além dos professores e servidores municipais presentes, professores da rede estadual local, professores de Porto Alegre, Esteio, Viamão e Mostardas participaram do Encontro que lotou o auditório da Escola Municipal Domingos Saraiva, no distrito de Bacupari.

A atividade, pela manhã, ocorreu na Escola Municipal Domingos Saraiva e contou com a presença da doutora Petronilha Gonçalves e Silva/UFSCar. A apresentação da professora emérita da Universidade Federal de São Carlos/SP teve como tema: Educação das Relações Étnico Raciais: as questões da Escola. A professora Petronilha enfatizou a necessidade de que as redes de educação avancem e, além das formações que realizam aos seus servidores, alterem seus planos políticos pedagógicos e regimentos, visando atender definitivamente o que impõe a lei 10.639/2003, que é a incorporação da história e cultura afro-brasileira aos currículos escolares.

A professora Petronilha recebeu, em 2011, da Presidenta da República Dilma Rousseff a condecoração da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, em reconhecimento a sua contribuição a educação do Brasil. Foi Conselheira Nacional de Educação entre 2002-2006, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar assento neste conselho. No período, foi relatora do parecer que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Além disto, seu trabalho de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1987, foi fruto da pesquisa: Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro. Daí criou-se uma relação afetiva com Palmares do Sul, fazendo-a retornar para o trabalho e reencontrar amigos.
 
A segunda parte da atividade ocorreu na Associação Quilombola do Limoeiro. Os mais de 80 professores foram recebidos pela diretoria da Associação onde almoçaram e, no turno da tarde, mesmo com a chuva intensa que caiu durante todo o sábado, acompanharam a Oficina: Recursos pedagógicos para se trabalhar africanidades. A oficina foi conduzida pela professora Adiles Lima e mediada pelo professor Paulo Sérgio da Silva/DEDS-UFRGS.

Segundo o secretário, professor Denilson Silva: “Estamos oportunizando, sistematicamente, aos nossos servidores, momentos de formação para que juntos possamos superar os desafios e qualificar a educação dentro do município. E trabalhando, para que o currículo escolar, em nossa rede, esteja impregnado pela história e cultura afro-brasileira, pois faz parte da identidade dos palmarenses”.

Comentários

Comentários