Palmares se candidata a produzir matéria-prima para etanol
A região do Litoral está em uma rota de estudos; fato que fez com que o secretário de Indústria e Comércio de Palmares do Sul, João Batista Pereira, convidasse os empresários Vilson Neumann Machado e Moisés Mury a fazer uma visita e conhecer o município, além de uma conversa com o prefeito Paulo Lang, colocando Palmares como candidato a produzir a matéria-prima necessária, já que tem sua economia baseada na orizicultura.
No dia 20 de fevereiro, foi realizada uma reunião no Gabinete do prefeito, em Palmares. Na ocasião, o engenheiro Vilson Machado, que é diretor de pesquisa e desenvolvimento, discorreu sobre as potencialidades necessárias para desenvolver do projeto. Em um primeiro momento, será feito estudos e análises da região. Foi destacado as seguintes necessidades: uma área às margens de rodovia; em torno de 70 mil ha de área plantada; outras produções, como batata-doce, sorgo e triticale, além do arroz desclassificado para consumo humano; entre outros requisitos.
“Esta é uma primeira conversa. Não prometemos nada, mas vamos analisar o potencial de Palmares. Se tiver matéria-prima, abre-se as possibilidades de desenvolvimento. É preciso levar a ideia para os município vizinhos e trabalhar em conjunto”, destaca Vilson.
Entre os benefícios da produção do etanol através do arroz (AB1147), está o aproveitamento da sobra, que também vira matéria-prima para ração animal de alta qualidade, energia elétrica e CO2. Ainda há a possibilidade de desenvolvimento comercial com a vinda de empresas “terceiras” ligadas ao tema; geração de uma cadeia econômica relacionada à outras produções, como pecuária e leite; e emprego e renda local.
O incremento de trabalho da agricultura familiar e quilombolas também é uma realidade; pois serão necessários para as produções alternativas ao arroz. A Secretaria de Indústria e Comércio, inclusive, já aguarda estes produtores para se cadastrarem e tornarem-se parceiros neste projeto.
“Sempre acreditei no potencial do nosso município; queremos ajudar a crescer, juntamente com as questões de logística e a abertura do porto. É de nosso interesse, também, trazer o desenvolvimento da região através do arroz de etanol”, afirma o prefeito Paulo Lang.
“Uma das vantagens é que nosso município fica no centro da região de Osório a Tavares. Nos comprometemos em tentar suprir as necessidades primordiais e vamos agora participar dos encontros das cadeias produtivas do Governo para acompanhar o desenvolvimento”, comentou o secretário Batista.
Os empresários farão novo contato com o Executivo de Palmares, após os estudos, para aprofundarem essa conversa inicial e demonstrarem a viabilidade da produção no município.