Papa diz que muitos já não vêem Deus como origem e meta de vida
O Papa Bento XVI disse hoje que a sociedade vive um processo de secularização, “no qual, para muitos, Deus já não representa a origem e a meta nem o último sentido da vida”.
A afirmação foi feita durante o discurso do Pontífice dirigido aos bispos da Conferência Episcopal da República Dominicana, presididos pelo arcebispo de Santiago de los Caballeros, Ramón Benito de la Rosa y Carpio, que se encontram no Vaticano para a visita “ad limina Apostolorum”, que todos os prelados do mundo tem de fazer ao Papa a cada cinco anos.
O Bispo de Roma manifestou que esse processo de secularização também acontece na República Dominicana, mas que, “no fundo”, esse povo tem “uma alma profundamente cristã e uma prova disso são as comunidades eclesiais vivas e operantes”.
Bento XVI também se referiu em seu discurso à família, classificada por ele de a “verdadeira Igreja doméstica”. O pontífice destacou que a Igreja sempre a apoiará e a promoverá para que os filhos encarnem os valores morais e humanos “em meio a uma sociedade tão marcada pelo hedonismo e a indiferença religiosa”.
O Papa advogou para que as autoridades da República Dominicana trabalhem em favor das famílias, sublinhando que esta “tem direito a todo o apoio do Estado para realizar plenamente sua peculiar missão”.
Bento XVI demonstrou ainda sua satisfação pelos contatos entre a Igreja da República Dominicana e a do Haiti para tentar “aliviar a situação de pobreza e inclusive da miséria, que ofende a dignidade de tantas pessoas nessa nação irmã”.
O Pontífice pediu aos laicos que trabalhem por uma ordem social mais justa e eqüitativa e os convidou, “em coerência com as normas éticas e morais, a dar um exemplo de honestidade e transparência na gestão das atividades públicas, contra a solapada e divulgada praga da corrupção, que a algumas vezes alcança as áreas do poder político e econômico, além de outros âmbitos públicos e sociais”.
Bento XVI encorajou os bispos a reforçar as vocações sacerdotais entre os jovens e ressaltou a importância do uso dos meios de comunicação social para a difusão do Evangelho.