Paralisação do Inmet suspenderá previsão do tempo, monitoramento e emissão de avisos meteorológicos
Paralisação no Inmet Suspenderá Serviços Meteorológicos Cruciais
A partir do próximo sábado (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, interromperá suas atividades devido à falta de pessoal e recursos.
Com a paralisação, serviços essenciais como previsão do tempo, monitoramento e emissão de avisos meteorológicos serão suspensos.
Crise Orçamentária e Falta de Pessoal
O Inmet, que é o serviço oficial de meteorologia do Brasil, tem enfrentado uma crise orçamentária crescente.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP), o instituto perdeu orçamento nos últimos anos após deixar de responder diretamente ao gabinete do ministro e passar a ser subordinado às secretarias da pasta.
Desde 2020, o orçamento do Inmet tem sido insuficiente para manter suas atividades até o final do ano.
Em 2024, os recursos não foram suficientes nem para o primeiro semestre, deixando o instituto “sem condições de continuar suas atividades”.
Pedido de Reunião com o Ministério da Agricultura
O Sindsef-SP enviou uma carta ao Ministério da Agricultura solicitando uma reunião com o titular da pasta, Carlos Fávaro, para discutir questões orçamentárias, a recuperação da autonomia do Inmet e a falta de profissionais.
Até a publicação desta notícia, o ministério não havia se posicionado sobre o assunto.
Dependência de Mão de Obra Terceirizada
Com um quadro de pessoal extremamente restrito, o Inmet depende fortemente de mão de obra terceirizada, inclusive em áreas especializadas da meteorologia.
O corte de funcionários terceirizados, que representam 60% dos meteorologistas operacionais e 100% dos analistas de sistema, está diretamente relacionado à interrupção dos serviços.
“No dia 22 de maio, os colaboradores terceirizados contratados através do convênio FUNDECC (de 2021) foram pegos de surpresa com a emissão de aviso prévio que se encerra em meados de junho”, afirmou o Sindsef-SP.
Impacto da Paralisação
A suspensão dos serviços do Inmet ocorre em um momento crítico, com o Brasil enfrentando uma crise climática.
A interrupção das previsões do tempo, monitoramento e avisos meteorológicos pode afetar diversos setores, desde a agricultura até a segurança pública, aumentando a vulnerabilidade da população a eventos climáticos adversos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp