Geral

Parceria elabora projeto de manejo das dunas de Imbé

Após anos de espera, Imbé finalmente terá um plano de manejo das dunas localizadas entre a sede do município e o Balneário Imara. O documento técnico, que define objetivos específicos de manejo e orienta a gestão da Unidade de Conservação, será elaborado por uma empresa especializada no assunto através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Prefeitura de Imbé e a empresa Gênesis Empreendimentos Imobiliários, responsável pelas obras do Condomínio Las Olas.

De acordo com Termo Administrativo assinado pelo prefeito Darcy Dias na segunda-feira (06), a empresa Gênesis custeará todo o projeto, que girará em torno de R$ 30 mil, e a Prefeitura de Imbé ficará responsável pela sua execução. Em contrapartida, o município autoriza a empresa a usar precariamente e provisoriamente sete áreas da cidade para a instalação de placas publicitárias.

– O assunto já foi discutido e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. Agora será iniciado os estudos de diagnóstico ambiental, geológico e o plano de manejo propriamente dito”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Uiraçú Pinto.

Conforme o biólogo da Prefeitura, Pedro Terra Leite, o manejo visa melhorar o ecossistema das dunas, que hoje se encontra degradado pela pressão da urbanização que modificou o seu sistema como um todo.

“A idéia é recuperá-lo a uma condição mais próxima da paisagem original, que conta com a presença de uma vegetação característica que auxilia na fixação das dunas evitando que se espalhem pela Avenida Beira Mar”, explicou.

Comentários

Comentários