Parceria forma apenadas em Curso de Pintura e Textura Predial no presídio de Torres
Nesta segunda-feira(29), no pavilhão de trabalho do Presídio Estadual Feminino de Torres, 13 apenadas receberam o certificado do Curso de Pintura e Textura Predial do Projeto “Sonho de Liberdade”.
O curso de Pintura e Textura Predial tem 100 horas/aula entre teoria e prática. O instrutor Paulo Aragão ministrou as atividades.
O Projeto Sonho de Liberdade é promovido e executado pela Fundação Maçônica Educacional (FME), em parceria com o Instituto Viva Cidadania e tem apoio da Susepe. O objetivo é promover a capacitação dos detentos do sistema prisional masculino e feminino, através da educação e qualificação profissional focando na reinserção no mercado de trabalho de forma produtiva.
Segundo o instrutor Paulo, que nunca havia entrado num presídio, “o primeiro contato foi complicado, elas apresentaram bastante resistência, mas já na segunda aula, foram surgindo novas interessadas”, disse ele. A diretora do presídio de Torres , Ilônia Mensch agradeceu à FME e aconselhou as apenadas a aproveitarem o ensinamento do projeto para que não reincidam em crimes.
Para a presa V. M., 26 anos, faltando um semestre para graduar-se em administração, “cursos como estes deveriam fazer parte da rotina das apenadas, pois é através dessas atividades que se percebe que a vida não acaba porque se está privada da liberdade”.
A coordenadora do projeto na FME, Rita Salaberry, antes de realizar a entrega dos certificados, apresentou uma mensagem de autoestima e pediu para que as formandas aproveitassem a oportunidade que lhes foi oferecida. “Esperamos que quando retornarem à sociedade, agora com uma profissão, possam sustentar a si e a sua família sem precisar voltar ao mundo do crime”.
Os certificados foram entregues pelas autoridades presentes no evento: delegado penitenciário da 1ª região, Ben Hur Calderon, presidente da FME José Nivaldo Brum, presidente do Viva Cidadania Douglas Scortgagna e pela diretora do Presídio Feminino de Torres Ilônia Mensch.
Janice Sant’Ana