Geral

Parlamentares mirins experimentam compromisso de legislar

Um debate acalorado e bem fundamentado marcou a Sessão Plenária do Estudante da 22ª edição do projeto Deputado por um Dia nesta segunda-feira (16). Cinqüenta e cinco alunos de cinco escolas gaúchas vivenciaram a rotina dos parlamentares e defenderam e votaram os projetos de lei elaborados por eles próprios. Tiveram aprovação os cinco projetos trazidos pelas escolas, quatro por unanimidade e um, que instituiu o Dia do Estudante Gremista e o Dia do Estudante Colorado,  por 45 votos a favor e 9 contra. Esta edição contou com a Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva, de Capivari do Sul.

No final da sessão foram sorteados os seguintes colégios para participar da próxima edição, marcada para 11 de junho: Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Alecrim; Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Barok, de Mariana Pimentel; Instituto Vicente Pallotti, de Porto Alegre; Escola Estadual Técnica Caxias do Sul, de Caxias do Sul; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani, de Restinga Seca.

O plenário
A Sessão Plenária foi aberta às 14h pelo presidente em exercício da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Brum (PSDB), e teve a deputada Marisa Formolo (PT) como secretária.

“Foi uma sensação muito boa, uma oportunidade única estar aqui”, declarou Sabrina Drasche, 13 anos, aluna da oitava série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e do Partido Bom Pastor (PBP), de Panambi, que presidiu por alguns minutos a Sessão Plenária.

O líder do Partido Jovens Atuantes (PJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luís Formolo, de Caxias do Sul, o garoto Duan Lima, 14 anos, aprovou a experiência: “Passei a enxergar a política de modo diferente. Vimos que os deputados trabalham bastante.”

“A importância do Deputado Por um Dia é trazermos os jovens para dentro do parlamento gaúcho para que eles possam ter noção do processo legislativo”, definiu o deputado Brum. “Vemos neles a garra de querer aprender, trazendo temas relevantes como a questão da preocupação com o meio ambiente, com a formação do estudante e da acessibilidade e da inclusão social de pessoas com necessidades especiais.”

A deputada Marisa Formolo defendeu essa forma de trabalhar a política. “Poucas vezes a sociedade discute política sob o ponto de vista crítico e objetivo”, avaliou a parlamentar. “O processo educativo é um caminho para que se aprofunde especialmente a questão da política partidária sem preconceitos, com consistência e em cima de valores éticos.”

O deputado Marquinho Lang (PFL) lembrou que o Rio Grande do Sul reúne no parlamento a voz de todos: “Nós somos passageiros. Amanhã, vocês estarão ocupando estas cadeiras.”

A diretora da Escola do Legislativo, Avelina Gastal, destacou o envolvimento das escolas com os projetos nesta edição. “Eles estão defendendo, de fato, suas idéias e trazendo assuntos do seu dia a dia”, avaliou.

Os projetos

A Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva, de Capivari do Sul, preparou o projeto levado pelo Partido da Juventude Participativa (PJP) que instituiu um Programa de Parcerias Pública e Privada com vistas a garantir o acesso de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas da rede pública do Estado.

O Partido Jovens Atuantes (PJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo, de Caxias do Sul, apresentou a matéria que instituiu o Dia Estadual da Promoção da Leitura nas escolas das redes de ensino público e privado do Estado.

O PL elaborado pelos alunos do Colégio Estadual Professor Antônio Lemos de Araújo, de Cacequi, que formam a bancada do Partido da Força Jovem (PFJ), apresentou o projeto Formando Cidadãos nas escolas das redes públicas e privadas do Rio Grande do Sul. As escolas também são as beneficiárias do Programa de Incentivo à Preservação do Meio Ambiente proposto pelo Partido Bom Pastor (PBP), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, de Panambi.

O Dia do Estudante Gremista e o Dia do Estudante Colorado foram trazidos pelo PL do Partido do Estudante Gaúcho (PEG), do Colégio Estadual A.J. Renner, de Montenegro.

Conheça o Deputado por um Dia
Criado em 1999, o Deputado por um Dia permite que jovens possam experimentar a rotina dos parlamentares estaduais, apresentando e votando projetos de lei em uma sessão plenária. Promovido pela Escola do Legislativo, que tem o deputado Gilmar Sossella (PDT) como presidente, reúne estudantes de 7ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e alunos da EJA. Ao longo das edições, 1221 alunos foram deputados mirins e 10 mil estudantes receberam informações sobre o trabalho legislativo por meio das palestras preparatórias nas escolas.

Em 2007, ainda devem acontecer três outras edições, marcadas inicialmente para 11 de junho, 27 de agosto e 29 de outubro. Colégios municipais, estaduais e particulares podem se inscrever junto à Escola do Legislativo para serem incluídos no sorteio que define as instituições participantes.

Comentários

Comentários