Parque eólico mais próximo de Santo Antônio
O documento serve como um guia para investidores estrangeiros, por apresentar estudos de medição, intensidade e fluxo de correntes de ventos no Estado. “O Atlas abriu as portas para que Osório recebesse a primeira unidade produtora de energia eólica no Rio Grande do Sul”, afirmou o Prefeito. Hoje, o município abriga mais de 70 aerogeradores (cata-ventos) e recolhe em torno de R$ 4 milhões em impostos. “Quando soubemos que havia chances de Osório receber o Parque, a primeira coisa que fizemos foi colocar toda infra-estrutura administrativa a disposição da multinacional interessada”, contou Romildo, se referindo a Elecnor espanhola, que em um consórcio com a empresa gaúcha Ventos do Sul promoveram a implantação do parque.
Na próxima semana os vereadores devem seguir até a Secretaria de Infra-estrutura e Logística do Estado, com o objetivo de ter acesso ao Atlas e comprovar se realmente o município está contemplado. Em contato com o secretário nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schunk, e com o ex-diretor da CEEE Edegar Cardeal e irmão do atual presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, todos naturais de Santo Antônio, o vereador Odone Pires teve um prévia da confirmação de que o município tem condições de sediar um Parque Eólico. De acordo com o diálogo, o suplente de vereador recebeu a informação de que as terras compreendendo a propriedade do senhor Cláudio Villa Verde até a Lagoa dos Patos estão inseridas entre as áreas mais favoráveis do Atlas Eólico do Estado.
Para o vereador e presidente da Casa, Reni Germano da Silva, que desde o ano passado vem buscando o atendimento de Santo Antônio com um Parque Eólico, a luta pelo empreendimento tem que ser permanente. “Não podemos desistir deste investimento que, caso concretizado pode representar um novo rumo para o desenvolvimento do nosso município e oportunidades para a população”, comentou Reni. O vereador Marlon Rafaelli também se juntou a este objetivo, pois já vinha tratando da possibilidade da implantação de um parque eólico em Santo Antônio da Patrulha, com alguns integrantes do governo anterior.