Parques eólicos e os riscos de extinção de morcegos - Litoralmania ®
Parque eólico © Fabiola Sinimbu/Agência Brasil
Geral

Parques eólicos e os riscos de extinção de morcegos

Aumento das Mortes de Morcegos em Parques Eólicos

A energia eólica, uma alternativa sustentável para combater as mudanças climáticas, enfrenta um desafio significativo: a morte de milhares de morcegos em todo o mundo.

Vero Internet

Pesquisas internacionais indicam que cerca de 780 mil morcegos e outros vertebrados morrem anualmente nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Reino Unido.

O trabalho ainda alerta para a possibilidade de extinção de algumas espécies.

Estatísticas Alarmantes

Para cada megawatt (MW) de capacidade instalada na América do Norte e na Europa Central, de 6 a 7 morcegos morrem a cada ano.

Feira dos Retalhos

Na América Latina, esses números variam de 2 a 57 animais por MW anualmente.

Esses dados, reunidos por pesquisadores de nove países, visam discutir a interação dos morcegos com as turbinas e sugerir medidas para reduzir o número de mortes.

Causas das Mortes de Morcegos

Os cientistas apontam que os morcegos morrem principalmente por colisão com os aerogeradores ou por barotrauma, uma hemorragia interna nos pulmões causada por mudanças súbitas de pressão ao redor das turbinas.

Um artigo publicado na revista BioScience relata preocupantes declínios populacionais desses animais na Europa Central e alerta para a possibilidade de extinção de algumas espécies.

Parques eólicos e os riscos de extinção de morcegos
Livros Cristãos

Atração das Pás e Impactos Ambientais

Não há consenso sobre o motivo pelo qual as pás das turbinas atraem os morcegos, mas evidências de países de clima temperado mostram que morcegos insetívoros são os mais afetados, voando em altitudes maiores e colidindo com as pás.

Xis do Jô

No Brasil, além dos insetívoros, os morcegos frugívoros, que se alimentam de frutas e dispersam sementes, também são impactados.

A perda de habitats devido ao desmatamento para novos parques eólicos ou a operação das turbinas também contribui para o problema.

Medidas de Mitigação Propostas

Litoralmania Sistemas

Para mitigar esse impacto, os pesquisadores sugerem várias medidas:

  1. Localização dos Parques Eólicos: Evitar a construção de usinas em áreas ecologicamente importantes para os morcegos, como rotas migratórias ou próximas de cavernas com grandes populações de morcegos. Recomenda-se que as turbinas fiquem a pelo menos 500 metros de distância desses locais.
  2. Restrição de Operação: Limitar o funcionamento dos parques eólicos durante momentos de alta atividade de morcegos, reduzindo a velocidade das pás em horários e épocas em que os morcegos são mais ativos. Uma redução de 10% na velocidade de rotação pode evitar até 80% das mortes.
  3. Diretrizes Globais e Monitoramento: Criar diretrizes globais para a proteção dos morcegos em parques eólicos e exigir licenciamentos mais rigorosos, incluindo monitoramento e divulgação pública dos dados de mortalidade.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários