Parte do RS terá maior episódio de chuva desde as enchentes de maio - Litoralmania ®
Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Rio Grande do SulGeral

Parte do RS terá maior episódio de chuva desde as enchentes de maio

A primavera no Rio Grande do Sul começará com alerta de alto risco devido à previsão de chuvas intensas e temporais entre o Sul do estado e o Uruguai.

Hoffmeister Assistência Funeral

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um episódio de precipitação extrema, especialmente nas regiões Oeste e Sul, com a possibilidade de alagamentos, enchentes e granizo, além de frequentes descargas elétricas.

De acordo com a previsão, a instabilidade já começou neste domingo e deve se intensificar entre segunda e quinta-feira.

Esse será o maior evento de chuva desde as enchentes que ocorreram entre abril e maio deste ano, embora os volumes esperados sejam menores.

As áreas mais atingidas incluem a fronteira com o Uruguai e regiões adjacentes, onde as chuvas podem ultrapassar os 200 mm, com picos de até 400 mm em alguns locais, conforme modelos meteorológicos.

Feira dos Retalhos

A formação de uma frente quente, que se tornará semi-estacionária, causará grande contraste térmico entre o Norte e o Sul do estado, resultando em chuva volumosa e frequentes temporais.

Os rios da região Sul, como o Jaguarão e o Quaraí, podem transbordar, aumentando o risco de enchentes em áreas rurais e urbanas. Pequenas barragens também podem ser afetadas, aumentando o perigo de inundações.

A chuva deve ser torrencial em diversos momentos, com granizo de variados tamanhos e muitos raios, especialmente no Sul e no Oeste do estado.

As cidades do Norte, como Porto Alegre, não devem sofrer com os mesmos volumes de precipitação, reduzindo o risco de enchentes em bacias como as dos rios Jacuí e Caí.

Massagem

A partir de quinta-feira, espera-se que o tempo comece a melhorar no Sul e Oeste, à medida que a frente fria avança em direção ao Norte, encerrando o período de instabilidade.

No entanto, até lá, as áreas mais afetadas devem se preparar para alagamentos, estradas interrompidas e risco de acidentes devido à forte correnteza em áreas inundadas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários