Páscoa, festa da misericórdia! – Por Dom Jaime Pedro Kohl
Já estamos acostumados a ouvir que “Páscoa é a festa da vida”. O Jubileu que estamos celebrando, com sua riqueza de conteúdos nos conduz naturalmente a dizer que “Páscoa é a festa da Misericórdia”.
É convicção firme e forte que Páscoa, é a atualização do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, mistério do amor misericordioso de Deus, ação libertadora que nos faz passar da morte para a vida, do pecado para a graça.
Deixemo-nos envolver pelo espírito de misericórdia que emana do Jubileu. A ressurreição de Jesus produziu uma revolução na história da humanidade, instaurou um novo regime de vida: o regime da misericórdia.
“Esta graça foi agora manifestada pela aparição de nosso Salvador, Cristo Jesus, o qual destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do evangelho” (2Tm 1,10).
É bom lembrar que a ressurreição põe de pé, faz reviver, dá energia e força a todos aqueles que confessam que Jesus é o Senhor. A ressurreição faz novas todas as coisas, rejuvenesce, ergue, dinamiza, desperta, encanta, convida à conversão!
Páscoa é a concretização da promessa de Jesus: “quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele fonte de água jorrando para a vida eterna” (Jo 4, 14).
A corrida das mulheres que, encontrando o sepulcro vazio, correm para anunciá-lo aos seus irmãos nunca mais parou e não deve parar enquanto não chegar até os confins da Terra. É a agua viva jorrando e irrigando a terra árida, os corações insensíveis, os membros ressequidos.
Segundo o Papa Francisco, “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e a mente de cada pessoa” (MV 12).
A Páscoa é sinal de quanto Deus ama a humanidade, quanto é capaz de misericórdia, amor visceral, entranhas de misericórdia.
Ao afirmar seu desejo “que a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus” sua perspectiva é pascal, a experiência do amor misericordioso de Deus, único capaz de provocar o retorno ao Pai.
Páscoa não é apenas um momento, um dia, mas “Um eterno Aleluia!” É a festa da Misericórdia!
Que Jesus Ressuscitado volva para nós o seu olhar e deixe cair sobre nós, o doce orvalho da Boa Notícia da Ressurreição, que revigora e habilita a anunciar ao mundo o primado da Misericórdia.
Feliz Páscoa!
Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório – domjaimep@terra.com.br