Pato dá vitória ao Inter em Cidreira
O internacional venceu o Veranópolis, neste sábado, pelo placar de 2 a 1, em Cidreira. Alexandre Pato, em sua primeira partida no clube desde a conquista do Mundial de Clubes, marcou o gol da vitória.
O Internacional foi a campo reforçado pelos campeões do mundo Alexandre Pato, Índio e Ceará, que estrearam na temporada 2007. O meia-atacante Fernandão, que já havia atuado em parte do segundo tempo do jogo contra o Nacional do Uruguai, também iniciou a partida em Cidreira.
O objetivo de Abel Braga era dar ritmo de jogo aos atletas para o confronto contra o Emelec (Equador), na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, pela Libertadores. Por outro lado, Edinho, Alex e Iarley foram preservados do desgaste físico. Wellington Monteiro, que cumprirá suspensão contra o Emelec, iniciou a partida no banco de reservas.
O começo do Inter foi arrasador. Logo a 1min30seg, Adriano fez boa jogada e sofreu uma falta na entrada da área. Ceará cobrou com perfeição e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Gilmar. 1 a 0. O Veranópolis não se abalou com o gol e partiu para cima do Inter.
Aos 11min, Dirnei chutou de longe e Clemer fez grande defesa. Aos 13min410seg, Fininho arriscou de fora da área e o goleiro colorado defendeu com segurança.
O Inter levava perigo nos contra-ataques. Aos 21min, Perdigão cruzou da direita e Alexandre Pato cabeceou para defesa de Gilmar. Aos 23min, Fernandão fez uma bonita tabela com Alexandre Pato no interior da área. O jovem atacante chutou de primeira para fora. Aos 25min, Gleidson fez boa jogada pela direita e chtou forte para defesa de Clemer.
O time da Serra Gaúcha insistia, e aos 27min15seg, Vitor Hugo invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado para empatar. 1 a 1. O Inter quase marcou aos 30min: Ceará cobrou falta da direita e Índio cabeceou rente à trave esquerda. O Veranópolis respondeu com Gleidson, aos 34min15seg. O meia tentou encobrir Clemer, que espalmou a bola para a linha de fundo. No minuto seguinte, Ceará cruzou da direita e Pato cabeceou próximo ao gol.
O Inter havia retomado o controle do jogo. Aos 39min, Adriano lançou a bola para cabeçada de Luiz Adriano. O goleiro Gilmar conseguiu espalmar, mas no rebote, Alexandre Pato chutou para desempatar. 2 a 1. Foi o terceiro gol do atacante de 17 anos na sua quarta partida pelo time profissional. A equipe colorada quase ampliou aos 41min40seg: a zaga do Veranópolis falhou e Luiz Adriano chutou livre da entrada da área, mas Gilmar evitou o gol em grande defesa.
No intervalo, Abel promoveu a entrada do volante Wellington Monteiro no lugar de Luiz Adriano. Dessa maneira, Fernandão foi deslocado para o ataque. A alteração contribuiu para reforçar a marcação no meio-campo colorado, dando mais liberdade à ação dos atacantes. Aos 11min, Fernandão recebeu uma bola na entrada da áreas e chutou por cima. Aos 11min, Ceará fez grande jogada na linha de fundo e cruzou para o chute de Rubens Cardoso que passou sobre o gol. Fernandão quase ampliou aos 15min30seg: o capitão colorado cabeceou no interior da área e Gilmar se esticou todo para defender. Aos 19min35seg, Perdigão lançou para Alexandre Pato, que chruou cruzadompara defesa do goleiro.
O Veranópolis foi para o tudo ou nada aos 23min. O técnico Edson Porto colocou mais dois atacantes no time, Adams e Michel, nos lugares de Menegon e Tássio, respectivamente. Aos 27min, Jean entrou no lugar de Alexandre Pato e fez sua estréia com a camisa colorada.
O Inter dominava a partida e quase não era ameaçado pelo adversário. Aos 38min, Ceará cruzou e Fernandão cabeceou no meio do gol. Aos 42min, Zé Anderson, que havia entrado no lugar de Gleidson, foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Finino chutou por cima, sem perigo. Aos 45min, Jean cruzou na medida para Fernandão, que cabeceou rente à trave direita. Foi o último lance do jogo. Com o resultado, o Inter assumiu a quarta posição da Chave 1, com 11 pontos.
As duas equipes voltam a campo, pela décima rodada do Gaúcho, no próximo domingo. Enquanto o Inter visita o Novo Hamburgo, o Veranópolis vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude. Antes disso, na quinta, o time colorado pega o Emelec, pela Libertadores, no Beira-Rio.
Internacional: Clemer; Ceará, Índio, Rafael Santos, Rubens Cardoso; Maycon, Perdigão, Adriano (Pinga, aos 38min do segundo tempo) e Fernandão; Luiz Adriano (Wellington Monteiro, no intervalo) e Alexandre Pato (Jean, aos 27min do segundo tempo). Técnico: Abel Braga.
Veranópolis: Gilmar; Fininho, Jésum, Émerson, Menegon (Adams, aos 23min do segundo tempo); Coracini, Marcos Alexandre, Tácio (Michel, aos 23min do segundo tempo), Gleidson (Zé Ânderson, aos 30min do segundo tempo); Vitor Hugo, Dinei.
Gols: Ceará (I), aos 2min15seg do primeiro tempo, Vitor Hugo (V), aos 27min15seg do primeiro tempo, e Alexandre Pato (I), aos 39min do primeiro tempo. Cartões amarelos: Maycon e Jean (I); Coracini, Jésum e Émerson (V). Arbitragem: Carlos
Com informações do Site Oficial do inter