Vida & Saúde

Patrulhenses podem ser beneficiados com próteses dentárias

Os investimentos promovidos pela atual administração na prestação de serviços odontológicos nos postos de saúde fizeram com que muitos patrulhenses voltassem a sorrir. No entanto, uma parcela significativa não teve tempo de usufruir destes benefícios.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) reflete bem a realidade deste contingente. Segundo dados, 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes, isso significa que cerca de 26 milhões já não têm mais nenhum dente natural.

O presidente da Câmara, Ferulio José Tedesco (PMDB) acredita que o percentual de patrulhenses com comprometimento de parte dos dentes é grande, devido à dificuldade financeira para implantação de prótese, serviço este disponível apenas nos consultórios particulares. Para tentar reverter este quadro, Ferulinho apresentou na reunião legislativa de segunda-feira, uma indicação ao Prefeito Municipal solicitando a contratação de profissionais protéticos para Santo Antônio, bem como a aquisição de materiais e equipamentos.

O objetivo, conta o Presidente, é viabilizar o acesso em de cidadãos, sem condições, a implantação de prótese dentária. “A preocupação do sistema público com a saúde bucal é muito recente e ainda não há uma conscientização sobre a necessidade da prevenção, principalmente entre as classes mais baixas”, afirmou.

Ele acredita que com a medida, muitos patrulhenses além de recuperarem a auto-estima, ganham em qualidade de vida. “Os especialistas apontam que a saúde começa pela boca. Sabemos que muitos cidadãos, por falta de informações ou condições, não tratam os problemas bucais, acabando por perder os dentes”, argumentou.

Comentários

Comentários