Paz na Terra – Dom Jaime Pedro Kohl

Paz na Terra Continuando os temas do nosso subsídio de preparação ao Santo Natal nas famílias ou grupos de famílias recebemos um encorajamento a não termos medo porque Deus está…
Dom Jaime Pedro Kohl

Paz na Terra

Continuando os temas do nosso subsídio de preparação ao Santo Natal nas famílias ou grupos de famílias recebemos um encorajamento a não termos medo porque Deus está entre nós e, consequentemente,podemos alimentar a esperança de Paz na Terra. Certamente o que todos desejamos e almejamos para nós e para os outros é vivermos em paz e segurança, condição fundamental para encontrarmos a realização da nossa vida e dos nossos sonhos, bem como a saúde da humanidade.

O texto de reflexão é Lc 2, 8-20, a visita dos pastores ao Meninos Jesus nos diz que o Natal, também nos lembra movimento de saída. A saída de Deus que desce do céu em visita à humanidade,obra de suas mãos (o oleiro divino), e que nem sempre essa consegue ser fiel ao projeto do Pai Criador com o objetivo preciso de redimi-la e reconciliá-la consigo restabelecendo a paz.

Enquanto os pastores rumavam a Belém, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste que louvavam a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens que ele ama”. Aquele que nasceu veio trazer a paz. Ele é o Príncipe da paz.

Por ocasião do nascimento de outro menino, João Batista, o velho Simeão em sua louvação, também anunciou a mesma paz atribuída àquele que viria depois dele: “Pela entranhável misericórdia do nosso Deus, nos visitará do alto um amanhecer… que encaminha nossos passos por um caminho de paz” (Lc 1,79). Paulo vai anunciar com todas as letras à comunidade dos efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, que é o lema da Campanha da Fraternidade de 2021.

O papa Francisco contemplando o presépio e referindo-se aos pastores de Belém comenta: “É um ensinamento muito belo, que nos é dado na simplicidade da descrição. Ao contrário de tanta gente ocupada em fazer muitas outras coisas, os pastores tornam-se as primeiras testemunhas do essencial, isto é, da salvação que nos é oferecida. São os mais humildes e os mais pobres que sabem acolher o acontecimento da Encarnação. Ao Deus que vem ao nosso encontro no Menino Jesus, os pastores respondem, pondo-se a caminho rumo a Ele, para um encontro de amor e de grata admiração”.

Assim deveria ser o Natal para nós: um encontro de amor e grata admiração pela preciosa e feliz iniciativa divina de nos procurar e salvar; pela paz que veio trazer à terra, a verdadeira Paz.

Para refletir: Diante da imagem dos pastores de Belém, como estamos percebendo a realidade atual, a fome, a falta de emprego, a dificuldade com a saúde? Estamos aprendendo a viver com o essencial e sermos mais humildes? Ou nos custa aprender essa lição do presépio? O que eu posso ou deveria fazer para a paz de Jesus reinar em nós, na nossa família e comunidade?

Textos bíblicos:Is 61, 1-11; Ef 2, 11-22; Lc 2, 8-20; Sl 85

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas