Esportes

Pedalar em Torres é uma proposta nesta 1ª Conferência da Cidade

Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em Torres, foi o principal propósito do especialista em Mobilidade Urbana e Ciclovia, Ronaldo Torre, responsável pela palestra que tratou de Mobilidade Urbana e Trânsito nesta terça-feira,07, dentro da programação da 1ª Conferência da Cidade que ocorre até esta quarta-feira no centro de convenções da Ulbra. Ciclovia, ciclofaixa e ciclorota foram temas tratados pelo idealizador do Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre no mês de fevereiro.

O público mostrou-se bastante interessado, provocando a atenção dos estudantes, autores da maior parte das indagações ao palestrante.

Compartilhar o espaço, com respeito a todos que estão no trânsito, foi outro recado que o palestrante deu ao público, destacando que o ciclista não é um obstáculo nas vias: ele faz parte do trânsito.

Ronaldo interagiu muito com o público, falando sobre eventos e experiências que participou em outras cidades brasileiras e ainda em outras partes do mundo onde o uso da bicicleta já é rotina. Ele citou várias iniciativas para o público aderir a bicicleta como por exemplo o site www.respeiteumcarroamenos.com.br.

Pare, pense e mude, salientou o palestrante, reiterando a prática da bicicleta como uma forte alternativa para a mobilidade em Torres.

Muito entusiasta, ele apresentou várias ideias, campanhas e passeios para serem aplicadas em Torres evitando o engarrafamento existente no município em feriadões e durante o veraneio.

Ronaldo Torres está pensando em organizar um passeio de bicicleta entre a Lagoa do Violão e a Guarita. Outra iniciativa do palestrante e que será aplicada em Torres em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio ambiente, refere-se a oficina comunitária onde bicicletas velhas ou estragadas são consertadas com a finalidade de venda e doação. O secretário Roger Maciel disse engajar-se no movimento com o propósito de otimizar o uso de bicicleta em Torres.

Ciclovia foi um dos temas para discussão dentro do eixo Mobilidade Urbana e Trânsito. Ele explicou que seria mais viável para Torres a ciclorrota onde todos ficam juntos no trânsito, porém, tendo preferência a bicicleta. A ciclovia exige o emprego de grades, blocos de concreto ou outros e a ciclofaixa conta com pintura no chão. No relatório final que será apresentado nesta quarta-feira,08, saberemos quais as prioridades eleitas pelos participantes da 1ª Conferência da Cidade de Torres. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Cechin, tudo o que está sendo discutido no evento foi sugerido pelas entidades participantes.

Comentários

Comentários