Geral

Penitenciária Modulada de Osório expõe trabalho prisional em feira de artesanato

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participa de feira de artesanato, nesta sexta-feira (07), em frente ao Palácio Piratini, por meio da exposição do trabalho prisional confeccionado na Penitenciária Modulada Estadual de Osório.

Com direito à remição (a cada três dias de trabalho, reduz um da pena), cerca de 30 apenados do regime fechado trabalham em quatro oficinas de artesanato dentro do presídio. As atividades envolvem tecelagem, pathwork, origami e esculturas. O preço das peças varia de R$ 5,00 até R$ 250,00. A renda obtida na venda é revertida aos apenados que trabalharam na confecção dos produtos.

O superintendente adjunto, Mario Pelz, em visita à feira, destacou a importância do trabalho prisional na inserção social e qualificação para o mercado de trabalho. A exposição conta com esculturas em pedra sabão, pesos para portas, mantas para sofás, tapetes e origamis entre os trabalhos expostos.

Reciclagem
Segundo a servidora penitenciária Eliziane Mattei, organizadora do projeto de classificação de presos da Penitenciária de Osório, está prevista a implementação de mais uma oficina, onde serão produzidos barcos em madeira. A maior parte do material utilizado provém do descarte de fábricas de tecidos e também adquiridos em conjunto com o Conselho Comunitário de Osório e Tramandaí.

“Fico feliz em acompanhar o progresso deles na finalização e o capricho na produção. Hoje o resultado é muito bom, as peças são lindas”, analisa Eliziane, que participa do projeto há mais de um ano.

Comentários

Comentários