Peritos viajam para acompanhar reconhecimento dos corpos
Dois técnicos do Departamento Médico-Legal, do Instituto-Geral de Perícias (IGP), viajaram a São Paulo na tarde dessa terça-feira (24) para verificarem os procedimentos de identificação dos corpos das vítimas do acidente da TAM.
O perito médico-legista Manoel Constant Neto e a perita odonto-legista Susete Zaar Andersen vão acompanhar o trabalho dos profissionais paulistas a fim de trazerem informações para o Governo do Estado e para os familiares das vítimas gaúchas.
Para ajudar na identificação das vítimas gaúchas, o Laboratório de Genética Forense do IGP está coletando, preventivamente, amostras de sangue e da mucosa bucal de parentes das vítimas. A finalidade é obter o perfil genético das famílias para posterior comparação com o material dos corpos que ainda não foram identificados. Até o final da manhã desta terça-feira, foram coletadas amostras de familiares de 24 vítimas. O laboratório está fazendo o agendamento para coleta de material através do telefone (51) 3233 6477.
A identificação das vítimas, através de exame de DNA, ocorrerá somente após serem esgotadas todas as tentativas de reconhecimento por meio das impressões digitais e arcada dentária. O Departamento de Identificação do RS já encaminhou para São Paulo 87 fichas decadatilares (impressões digitais dos dez dedos) de pessoas que possuem Carteira de Identidade no Estado.