Persistência do El Niño: veja nova projeção
Atualizações mensais de vários modelos climáticos, divulgadas nas últimas horas, indicam que o fenômeno El Niño deverá continuar até, pelo menos, o mês de março.
As condições oceânicas no Pacífico Equatorial permanecerão mais quentes do que a média durante janeiro, fevereiro e março, com uma transição para neutralidade ao longo do outono.
O ano inicia com o El Niño mantendo uma posição robusta. De acordo com o último boletim da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), “o El Niño deve persistir ao longo do inverno no Hemisfério Norte (verão no Sul), com uma transição para neutralidade no trimestre entre abril e junho (60% de probabilidade).”
Dados recentes mostram que as anomalias de temperatura da superfície do mar na região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste, ainda estão próximas ao valor máximo observado em novembro do ano anterior.
Esta região é oficialmente usada para identificar a presença e intensidade do El Niño ou La Niña na Meteorologia.
De acordo com a NOAA, a anomalia de temperatura da superfície do mar nesta região estava em 1,9ºC, indicando um El Niño forte a muito forte.
O trimestre de outubro a dezembro registrou uma média de 1,9ºC nessa área.
Os boletins semanais indicam uma tendência de que o trimestre de novembro a janeiro termine com uma média entre 1,7ºC e 1,9ºC.
Todos os principais modelos climáticos sugerem a persistência da fase quente (El Niño) durante o restante do verão, com algumas projeções estendendo-se até abril ou maio.
O modelo consolidado pelo Sistema Copernicus da União Europeia aponta para a continuidade do El Niño até o final do verão ou início do outono astronômico, com a maioria dos modelos projetando neutralidade se estabelecendo no Pacífico durante o outono.
Ao analisar modelos individuais, o Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) prevê uma transição para neutralidade em meados de abril, enquanto o modelo do Met Office, do Reino Unido, sugere o início da transição em abril, persistindo com neutralidade durante o outono.
Outros modelos, como o da Agência Meteorológica do Japão (JMA), também indicam a transição para neutralidade, mas em diferentes períodos, variando de março a maio.
Em resumo, a tendência é que as condições de El Niño persistam em janeiro, fevereiro e, pelo menos, parte de março, com a transição para neutralidade ocorrendo no decorrer do outono astronômico, especialmente entre abril e maio.
Não há indicações de La Niña no final do verão ou durante a maior parte do outono.