Variedades

Pesquisas indicam 2º turno no país pela 1ª vez

Pela primeira vez desde o início da campanha eleitoral, pesquisas de intenção de voto mostraram possibilidade de segundo turno para as eleições presidenciais.

Pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas hoje pelo Jornal Nacional, da TV Globo, mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu nas intenções de voto, enquanto seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), oscilou positivamente dois pontos percentuais.

Ambos os institutos detectaram que o candidato petista caiu três pontos percentuais em relação às pesquisas anteriores. No Datafolha, Lula caiu de 49% para 46%, enquanto Alckmin oscilou de 33% para 35%. No Ibope, o presidente passou de 48% para 45%, e o tucano, de 32% para 34%.

No Datafolha, Lula teria 50% dos votos válidos, e Alckmin, 38%. No Ibope, o petista somaria 49%, e o tucano, 37%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, as duas pesquisas apontam que pode haver segundo turno entre os dois candidatos.

Para se eleger sem a necessidade de realização de segundo turno, o candidato precisa atingir 50% dos votos mais um. Como a margem de erro é de dois pontos, Lula tem entre 48% e 52% dos votos válidos no Datafolha e entre 47% e 51% no Ibope.

Tanto no Ibope como no Datafolha, os candidatos Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) mantiveram o mesmo percentual dos levantamentos anteriores. Em ambos, Heloísa Helena soma 8% das intenções de voto, e Cristovam Buarque, 2%.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 200 municípios entre os dias 29 e 30 de setembro. A pesquisa está registrada sob o número 20025/2006. O levantamento do Datafolha, registrado no TSE sob o número 20.036/2006, foi realizado nos mesmos dias, mas o instituto entrevistou 14.798 eleitores em 409 municípios do País.

Já pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Vox Populi indica que a diferença na taxa de intenção de voto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os demais adversários recuou para 4 pontos. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 16 e 19, a diferença era de 17 pontos.

De acordo com a nova pesquisa, a taxa de intenção de voto em Lula recuou de 51% para 46%. Em seguida, aparece o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 33 pontos – ele tinha 27% no levantamento anterior. A taxa de intenção de voto na candidata do PSOL, Heloísa Helena, oscilou de 6% para 7% – dentro da margem de erro, de 2,2 pontos para mais ou para menos. O candidato do PDT, Cristovam Buarque, aparece com 1% – mesmo percentual verificado na pesquisa anterior. A candidata Ana Maria Rangel (PRP), que tinha 1% anteriormente, não pontuou na nova pesquisa. Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram 1%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 192 municípios entre os dias 26 e 27 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Comentários