Pessoas em situação de rua são atendidas pela prefeitura em Osório

Pessoas em situação de rua são atendidas pela prefeitura em Osório

A temperatura despencou nas cidades gaúchas e todos sofrem com o frio.

Com essa realidade, aumenta ainda mais a atenção com as pessoas em situação de rua.

Em Osório, a Secretaria de Habitação e Assistência Social executa políticas públicas em defesa do direito dessa população para evitar problemas e sofrimentos ainda maiores  para quem vive essa triste realidade.

Conforme a secretaria, não há nenhum morador de ruas do município que não tenha moradia.

Alguns que transitam durante o dia com característica de morador de rua, são usuários de drogas ilícitas e que à noite, retornam para suas casas.

Referente aos cidadãos provenientes de outras cidades que vêm para Osório, a atitude da secretaria é de conduzir para seus municípios de origem como ocorreu ontem. Teve encaminhamento de pessoas para Tramandaí e Porto Alegre, cidades que têm seus Albergues com a infraestrutura para acolher.

Segundo a secretária Vera Regina Nunes de Oliveira, durante o dia os profissionais da Assistência de Osório realizam um trabalho de acompanhamento e mesmo que não haja pessoas nas ruas, à noite novamente é feita uma nova ronda.

Na noite passada, teve um caso de pessoa de outra cidade que estava no centro de Osório e se recusou a ir até um local para dormir, o mesmo possuía consigo bebida quente (cachaça) e preferiu dormir na rua. Em casos como esse, são entregues cobertores e agasalhos.

Outro exemplo é o caso do cidadão proveniente de outra cidade gaúcha que estava em Osório de passagem e se alimentava e buscava apoio no CRAS (o mesmo foi morto nesta semana e o caso está sendo investigado pela polícia).

O telefone da Secretaria para informações ou solicitação de abordagem social em locais onde haja pessoas desabrigadas é: 3663-2988.

Eliana C. Izaias

Comentários

Comentários