PF faz operação contra tráfico internacional de drogas em São José do Norte
Cerca de cem policiais federais estão nas ruas, na manhã desta quarta-feira (13), em operação contra uma organização criminosa que atua com tráfico internacional de drogas e armas.
A ofensiva é realizada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul e no Uruguai.
Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, sendo 15 deles em São José do Norte.
Também há ordens judiciais nas cidades gaúchas de Rio Grande, Porto Xavier e Chuí.
A investigação começou em março após a prisão de duas pessoas presas pela Brigada Militar em Rio Grande ao serem flagrados com um fuzil proveniente do Uruguai.
No decorrer do trabalho de inteligência, a PF identificou que a arma era parte do pagamento pela remessa de cocaína para ao país vizinho, efetuada por uma organização criminosa sediada em São José do Norte.
O grupo criminoso possuía ligação com traficantes estabelecidos em Bonito, Mato Grosso do Sul, de onde era enviada droga proveniente da Bolívia para o Rio Grande do Sul, para ser distribuída em cidades da zona sul do estado e no Uruguai.
Para estabelecer o domínio na região, a organização criminosa investigada ostentava armas de grosso calibre em vídeos compartilhados em redes sociais e ameaçava moradores de São José do Norte que tentassem alugar imóveis sem informar e consultar antecipadamente a quadrilha.
O nome da operação – Highlander – está relacionado ao apelido de um dos líderes da organização criminosa de São José do Norte, que faz referência ao guerreiro imortal do norte da Escócia, personagem de filmes e séries.