Colunistas

Píer de Salinas é palco da Taça Potesat de Surf Amador

Nos dias 29 e 30 de setembro, o píer de Salinas em Cidreira será o palco das disputas da 1ª Taça Protesat de Surf Amador, evento que valerá pela 6ª etapa do Circuito Gaúcho Amador 2007 e também pelo Circuito Interno da Associação de Surf de Cidreira. Com um total de 10 mil reais em prêmios, a competição somará 2 mil pontos na corrida pelo título da temporada 2007 do Rio Grande do Sul.

A expectativa dos organizadores é de que aproximadamente 140 atletas participem do evento, distribuídos nas 11 categorias em disputa.

A grande estrela da competição sem dúvida será o atual líder do ranking e campeão gaúcho Vinícius Fornari (foto abaixo). O surfista de Capão da Canoa vem embalado pela histórica conquista do último sábado no Espírito Santo durante a disputa da última etapa do Circuito Brasileiro Amador, quando ele garantiu uma vaga na equipe brasileira que viajará ao Chile em novembro para representar o país no Pan-americano de surf.

As inscrições já estão abertas e a forma é mesma utilizadas nas outras etapas do circuito, isto é, através do site da Federação Gaúcha de Surf, que é o www.fgsurf.com.br.

O valor da categoria Open é 60 reais e as demais custarão 50 reais, à exceção da Groomets que é 10 reais. Vale lembrar que os atletas filiados que estiverem devidamente em dia, terão desconto de 10 reais nos valores, com exceção também da Groomets. Na petiz as inscrições são gratuitas.

Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, o aproveitamento desta etapa ASC como um evento de pontuação cheia para o Circuito Gaúcho Amador, antecipa uma tendência para o ano que vem.

“As Associações de Surf estão mostrando muita competência na organização de seus circuitos e a meta da FGS para o ano que vem é utilizar estes eventos na realização do Circuito Gaúcho Amador”, declarou Carvalho, complementando que a entidade máxima do surf deverá concentrar esforços em circuito profissional mais forte.

3ª etapa do Hang Loose Trick Show será atração especial

O Hang Loose Trick Show, circuito especial de manobras que acontece paralelamente ao torneio principal, será outra grande atração para o público que comparecer no píer de Salinas.

A disputa desafia os atletas a realizarem a manobra mais expressiva em duas baterias compostas por doze surfistas em cada. Os oito melhores seguem para a grande final e somam pontos no circuito desta competição especial.

Na última etapa do certame, programada para o mês de dezembro em Atlântida, somente os oito primeiros do ranking disputarão a passagem para Fernando de Noronha no mês de fevereiro para assistir ao Hang Loose Pro Contest, o campeonato de surf mais tradicional do Brasil e que acontece todos os anos na ilha chamada de “Havaí Brasileiro”.

Os vencedores das duas primeiras edições foram o baiano Alandreson Martins (foto) e o paraibano Alan Saulo.

A 1ª Taça Protesat de Surf Amador tem a apresentação da Roberto Celular, com o patrocínio da Smolder, Confiança Seguros, Pranchas Trench Town e Free Surf Wetsuits. O apoio é de Chroma Gráfica, Snow Fly, JR Artes, City Vídeo, JD Turismo, Tools, Fundergs, FGS e Prefeitura Municipal de Cidreira, com realização da Vaibe Eventos e ASC – Associação de Surf de Cidreira.

Texto: Carlos Vargas

Comentários

Comentários