Pix por aproximação chegará em breve, anuncia Banco Central

A partir de fevereiro de 2025, o Pix por aproximação se torna realidade para os brasileiros, permitindo pagamentos instantâneos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.

VIU - Internet

A novidade foi anunciada pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (4) e marca um passo importante para ampliar o Open Finance e democratizar o acesso aos serviços financeiros.

Funcionalidade e benefícios:

O Pix por aproximação funcionará por meio de carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Wallet, que integrarão a ferramenta.

Para utilizar, basta aproximar o celular do terminal de pagamento compatível e confirmar a transação.

A praticidade e a segurança são os principais benefícios, além da economia de tempo, especialmente em compras do dia a dia.

Feira dos Retalhos

Cronograma e etapas:

O BC definiu um cronograma para a implementação do Pix por aproximação:

  • 31 de julho de 2024: Publicação da regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação.
  • 14 de novembro de 2024: Início dos testes pelas instituições financeiras para garantir a segurança da funcionalidade.
  • 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do Pix por aproximação para a população em geral.
Disco Mania

Open Finance em expansão:

As novas regras do Open Finance, que viabilizam o Pix por aproximação, também trazem outras vantagens para os consumidores:

  • Mais instituições financeiras no Open Finance: Pelas novas normas, instituições financeiras com mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a aderir ao Open Finance, ampliando a base de clientes que podem optar por compartilhar seus dados entre as instituições, de 75% para 95%.
  • Pix nas carteiras digitais: O Pix será obrigatoriamente oferecido nas carteiras digitais, facilitando o acesso dos clientes aos pagamentos instantâneos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários