Poderosa massa de frio polar derrubará temperaturas no Sul: mínimas de -7ºC a -8ºC
Uma poderosa massa de ar frio de origem polar está prestes a provocar uma queda acentuada nas temperaturas em estados de quatro das cinco regiões brasileiras neste fim de semana, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia.
O intenso resfriamento afetará centenas de cidades no Sul do país e provocará queda de temperatura em partes do Centro-Oeste, Sudeste e até no Norte do Brasil, atingindo Acre, Rondônia e o Sul do Amazonas.
Essa incursão de ar frio, que se desloca pelo interior do continente, causará resfriamento em uma vasta área da América do Sul, sendo a mais forte a alcançar o Brasil até agora neste ano e a primeira incursão significativa do inverno.
Durante o outono e início deste inverno, um padrão de temperatura peculiar se estabeleceu, com temperaturas extremamente altas no Brasil, Paraguai e Norte da Argentina, enquanto no Sul da Argentina e Chile, o frio foi excepcionalmente intenso, resultando em um outono muito mais frio e com neve acima do normal.
Nos últimos dez dias, a Patagônia argentina e o Sul do Chile, em Magalhães, têm registrado temperaturas extremamente baixas, com mínimas diárias entre -10ºC e -15ºC.
Em Rio Gallegos, por exemplo, as temperaturas variaram entre -10,4ºC e -17,5ºC durante o período de 20 a 25 de junho.
Áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, próximas às Malvinas, estão impulsionando o ar gelado para o Norte, atingindo latitudes médias e o território brasileiro neste fim de semana. A previsão indica que o Sul do Brasil pode enfrentar temperaturas de -7ºC a -8ºC.
Hoje, o frio já é sentido no Sul do Brasil, com mínimas de 1,6ºC em Quaraí e Vacaria, 2,0ºC em Ausentes e 3,0ºC em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, a quinta-feira começou com -0,5ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra. No entanto, o resfriamento mais intenso está previsto para sábado, quando o ar polar deve fazer a temperatura despencar.
As madrugadas de domingo e segunda-feira terão mínimas negativas ou próximas de 0ºC na maioria das cidades gaúchas, com domingo sendo o dia mais frio.
Em locais como Santa Maria, as temperaturas podem atingir -1ºC ou 0ºC; no Noroeste, -3ºC a -5ºC; na fronteira com o Uruguai e na Campanha, -2ºC a -4ºC; e na região de Passo Fundo, -1ºC a -3ºC. Mesmo nas praias, as temperaturas ficarão abaixo de 5ºC.
Na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas podem descer a -4ºC a -7ºC nas áreas mais elevadas (acima de 1000 m) e entre -3ºC a 0ºC na maioria das localidades (600 m a 800 m).
Em Porto Alegre, as mínimas devem cair a 3ºC ou 4ºC no domingo e a 2ºC a 3ºC na segunda, podendo chegar a 0ºC ou -1ºC em áreas mais ao Sul e Leste da cidade.
O frio intenso também afetará Santa Catarina, com temperaturas ao redor de 0ºC ou negativas em várias cidades no domingo e segunda-feira.
No Planalto Sul, as mínimas podem cair para -5ºC a -7ºC. No Paraná, temperaturas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas e nas regiões centrais e sul do estado, enquanto Curitiba enfrentará um resfriamento significativo, mas com mínimas entre 5ºC e 7ºC.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp